Turismos Rurais e Hotéis

Palácio em ruínas no Fundão vai renascer como boutique hotel

A histórica Casa do Vale Dourado chegou a sobreviver a um incêndio, em 1998. O projeto deverá abrir portas em 2028.

A Casa do Vale Dourado, na Capinha, Fundão, vai ser convertida num novo boutique hotel, que deverá abrir portas em 2028. A unidade hoteleira será a primeira da marca Handwritten Collection, do grupo hoteleiro Accor, a abrir na Península Ibérica.

A propriedade estende-se por 40 hectares, sendo que o edifício principal será o Palácio, uma casa senhorial que passará a albergar a receção, uma biblioteca, salões, um bar e um restaurante, além de 12 suites, segundo avançou a revista “Turisver.”

O hotel, que será gerido pela Amazing Evolution, terá um total de 81 quartos, sendo que 41 ficarão num antigo armazém de granito que será reabilitado, e outros 28 serão distribuídos em villas familiares com dois pisos. O projeto conta ainda com duas piscinas (uma exterior e outra interior), banho turco, salas de massagens e ginásio.

A localização da propriedade é também uma mais-valia. Fica situada entre as serras da Estrela e da Gardunha e a planície da Cova da Beira, o que vai permitir aos hóspedes terem acesso a uma série de atividades ligadas ao turismo de aventura.

A histórica Quinta do Vale Dourado, também conhecida como o antigo Solar dos Condes de Penha Garcia, chegou a ser parcialmente destruída por um incêndio, em dezembro de 1998. O nome é uma alusão às cores das folhas durante o outono, que ganham um tom dourado quando caem.

Leia o artigo da NiT sobre o palácio abandonado em Loulé que também sobreviveu a um incêndio.

Projeto: AQA — Arquitetos associados.

ARTIGOS RECOMENDADOS