Turismos Rurais e Hotéis

Pedra Pura: o novo resort em Chaves “onde o luxo se encontra com a natureza”

A abertura do empreendimento está prevista para final de março. É um projeto de um português que imigrou para os EUA aos 19 anos.
Abre no final de março.

Lino Marçal tinha apenas 19 anos quando deixou para trás a vida que conhecia em Valpaços, no Alto Tâmega. Deixou a terra natal e partiu em busca de melhores condições de vida nos Estados Unidos. Em 1987 instalou-se em Danbury, no estado do Connecticut, sem data de regresso.

O português ganhou um enorme prestígio como construtor de moradias de luxo num dos códigos postais mais caros dos EUA: Greenwich, no condado de Fairfield. Diz ter nascido “com o dom de ter uma visão para a arquitetura”.

Agora, aos 55 anos, regressou ao País que o viu crescer para fazer aquilo que mais gosta: “Desenvolver projetos” — e o mais recente tem um significado ainda mais especial. Há cerca de duas décadas comprou uma quinta com 30 hectares em Chaves, mas a vida agitada nos EUA não lhe permitia dedicar-se a 100 por cento ao terreno.

“A família anterior produzia muito azeite e vinho e sempre adorei a propriedade, a arquitetura e o microclima”, começa por contar à NiT. Admite ser “louco” por ir para o “meio da montanha”, num terreno com um declive muito acentuado, mas são essas mesmas características que lhe dão “liberdade de imaginação”.

Lino confessa que o Pedra Pura Resort, com abertura prevista para o final de março, é um “projeto arquitetónico fora da caixa”. Tudo foi pensado ao máximo detalhe, priorizando a rocha e a pedra local, as grandes protagonistas do resort. Aproveitaram-se ainda os lagares antigos e “tudo começou a nascer a partir daí”.

Ainda da construção propriamente dita (que arrancou antes da pandemia), o emigrante retirou vários pinheiros na encosta para plantar vinhas. “Já temos três hectares de vinha e produzimos cerca de 12 mil garrafas de vinho. O objetivo agora é ampliar a vinha”, afirma.

Com um investimento a rondar os três milhões de euros, o Pedra Pura Resort tem o apoio do Turismo de Portugal e insere-se no segmento de luxo. Este projeto singular “e completamente diferente” promete Chaves ainda mais na rota turística.

No Pedra Pura Resort, o “luxo encontra-se com a natureza”. Com uma vista deslumbrante sobre a encantadora cidade, o complexo turístico terá 40 suites luxuosas que nasceram “a partir da pedra”. 

Os ex-libris serão os quartos inseridos numa pequena fortificação.“Pensei que podia ser interessante construir de raiz um mini castelo com três suites, já que desde miúdo que adoro castelos.”, adianta.

“A decoração também é interessante, utilizámos troncos de madeira recuperados das árvores para fazer peças de mobiliário”, diz. Além das 40 suites, o resort terá uma área de receção com bar e uma sala de pequenos almoços. 

Os hóspedes podem ainda passear pela horta biológica, pelas vinhas, pelos olivais e pomares que fazem parte do cenário — e que serão transformados, posteriormente, em delícias culinárias. Este “oásis sustentável” terá uma cozinha regional, uma padaria, pastelaria, fábrica de queijos, restaurante, adega e salas de jantar privadas.

O enorme complexo vai incluir um restaurante com o conceito farm to table [ou seja, da terra à mesa], onde (quase) tudo será de produção própria. O espaço de restauração está instalado num antigo lagar romano totalmente recuperado.

Nos meses de verão, a protagonista será a piscina infinita com uma vista imperdível para o pôr do sol. Mais do que um resort, “é uma prova da mistura harmoniosa de sonhos e realidade”. “Acredito que será um projeto diferente em Portugal e o objetivo é mesmo oferecer experiências únicas, enquanto contamos a história da região”, confessa.

As reservas ainda não estão abertas, mas Lino adianta que, na fase inicial, os preços da estadia irão rondar os 300€ por noite.

Carregue na galeria para ver as primeiras imagens do novo resort de Chaves.

 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Pedra Pura Resort, Rua do Miradouro 33
    5400-623  Chaves
ESTILO
hotel
PREÇO MÉDIO
Mais de 200€
AMBIENTE
serra

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT