Turismos Rurais e Hotéis

Fica no Porto, é um hotel único e foi eleito como a Abertura do Ano nos Prémios NiT 2024

O Renaissance Porto Lapa Hotel, inaugurado em 2023, recebeu na gala desta quarta-feira um dos troféus mais importantes do evento.
Foi a Abertura do Ano.

A segunda edição da Gala dos Prémios NiT aconteceu esta quarta-feira, 21 de fevereiro, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa. Após subirem ao palco os vencedores de cada uma das categorias, a festa terminou com um prémio especial: o da Abertura do Ano, um dos únicos que não foi escolhido pelo público, mas pela NiT.

O Townie foi entregue ao Renaissance Porto Lapa Hotel, uma unidade hoteleira de cinco estrelas que abriu no pitoresco bairro da Lapa em abril do ano passado. Construído de raiz, rapidamente se tornou um refúgio urbano, elegante e sofisticado, que revolucionou a oferta hoteleira no centro da cidade.

Com apontamentos de azul petróleo, cor que presta homenagem ao icónico rio Douro, a decoração do espaço é inspirada no Porto, com os típicos azulejos portugueses a dar vida aos espaços interiores. O ambiente moderno e vibrante é visível nos 163 quartos e suites, que oferecem vistas incríveis para a cidade.

A arte, por sua vez, é outro dos destaques. Pelos corredores encontram-se obras originais de artistas nacionais e estrangeiros. Já no rooftop, o ex-libris é a piscina infinita com 17 metros de comprimento, cujas fotografias invadiram as redes sociais nos meses de verão.

Após subir ao palco para receber o prémio, a NiT esteve à conversa com Paulo Pereira, o diretor geral do hotel, sobre tudo o que podemos esperar para 2024.

Venceram o prémio de Abertura do Ano. Qual é a sensação?

É um sentimento fantástico, mas, acima de tudo, é um reconhecimento, principalmente do trabalho fantástico que temos feito nos últimos meses. Sentimos que este é um projeto completamente diferenciado.

Como é que todo este projeto começou?

Foi fruto de um projeto de reabilitação da Mercan Properties na zona do Porto e é sem dúvida um projeto verdadeiramente único e fantástico. O Renaissance Porto Lapa Hotel está localizado no bairro da Lapa e estamos a revitalizar esta área da cidade. O hotel acaba por ser apenas o início, o lançamento da primeira pedra. A ambição é fazermos uma renovação muito maior e muito mais alargada. Isto não é só um hotel de cinco estrelas, não é só uma referência no mercado, é também estarmos a devolver à cidade de Porto um bairro icónico.

Acreditam que estão a revolucionar a oferta hoteleira na cidade?

Sem dúvida que sim. Não estaríamos aqui na gala da NIT, que é um enorme evento de lifestyle, se assim não fosse. Somos precisamente isso: um hotel de lifestyle, que ambiciona ser um ponto de encontro para os moradores. Fazemos parte da Marriott, uma das maiores cadeias hoteleiras do mundo. Somos regularmente reconhecidos por estar no top três de hotéis com mais mérito na Europa, África e Médio Oriente. Grande parte do mérito vem através dos nossos clientes.

Como tem sido o feedback dos clientes?

Costumam falar muito sobre a atenção ao detalhe, o carinho da nossa equipa, a genuinidade de todos, que colocam muita paixão e dedicação todos os dias.

A piscina com 17 metros de comprimento também é um dos destaques. O espaço costuma estar aberto ao público?

A piscina em si está aberta somente para os hóspedes, mas o espaço e a zona do rooftop é para todos, o sítio onde se tem uma vista incrível e podem desfrutar de uma fantástica carta de cocktails que torna a experiência deliciosa.

E a nível da oferta gastronómica, o que mais destacam no restaurante?

Estamos agora num processo de reinventar ainda mais a cozinha. Queremos ter muitos pratos portugueses com um toque mais sofisticado também. Além do restaurante, temos também a zona do rooftop com cocktails incríveis. A nossa ambição é ter uma das melhores restaurações de Portugal e do mundo.

Consideram que são também um ponto de encontro para as pessoas da cidade?

Sim, sem dúvida. O hotel foi desenhado precisamente para a cidade, é mesmo essa a ideia. Trazer a comunidade para dentro do hotel.

E projetos para o futuro? O que podemos esperar?

Tudo o que podemos dizer é que ainda agora começámos.

Foi a Abertura do Ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT