Muitos acreditam que uma casa de campo é tudo o que precisamos para encontrar a felicidade — e não é necessário viajar pelo mundo à procura de um refúgio sereno, longe do bulício das cidades e rodeado por paisagens verdejantes. Em Portugal, apenas no último ano, surgiram dezenas de turismos rurais e alojamentos locais que oferecem aos hóspedes uma experiência diferente e intimista.
Entre as várias inaugurações de 2024, a NiT selecionou cinco que se destacaram. Agora, cabe aos leitores decidirem qual delas merece o primeiro lugar no pódio. Para isso, poderão votar online nos Prémios NiT 2025, uma votação que está a decorrer até 19 de fevereiro.
Um dos nomeados é a Casa dos Cogumelos, um alojamento com um design singular, situado à beira-mar na Murtinheira, perto da Figueira da Foz. A arquitetura do espaço lembra o próprio fungo que inspirou o nome, embora não tenha sido concebido com essa intenção.
A moradia faz parte da paisagem da pequena aldeia desde a década de 1960, quando um professor universitário, que participou na Guerra do Ultramar, decidiu construir uma “casa ao estilo da Guiné”, num terreno na Serra da Viagem. Os avós do atual proprietário, Gonçalo Mendes, compraram a propriedade porque “acharam muita graça” ao aspeto do edifício, que lembrava cogumelos gigantes. Após ter funcionado como refúgio de férias para a família. Gonçalo decidiu transformá-lo num alojamento local, com uma decoração inspirada na navegação e uma varanda com “a melhor vista para o mar de Portugal”.
Outra sugestão com vista para o mar, mas a muitos quilómetros do continente, são as Cabanas do Pico, nos Açores. A beleza natural da ilha encantou João Carlos desde a sua primeira visita, mas notou que faltava algo: casas turísticas.
Conhecido por ser “um homem de várias obras”, decidiu criar um “alojamento diferente e interessante”. Junto a uma baía com uma pequena praia, na freguesia da Prainha, encontrou o local ideal para construir quatro cabanas de madeira, com janelas espelhadas do chão ao teto que proporcionam uma vista única. Os responsáveis descrevem os quartos como “verdadeiras obras de arte”, resultando numa fusão entre um “estilo moderno e o conforto que todos desejam”.
O Torel da Vacaria, que se estabeleceu numa das quintas mais antigas da região do Douro, é outra das grandes inaugurações de 2024. A colaboração entre a Quinta da Vacaria e o Grupo Torel Boutiques deu origem a um turismo rural de luxo, onde “o vinho, a história e a natureza convergem numa experiência única.”
Rodeado por “vinhas sem fim”, este refúgio único é composto por 33 quartos e suítes, além de um restaurante de fine dining, um dos maiores spas da região e uma piscina infinita. Desde vinhas cuidadosamente cultivadas até as vistas panorâmicas, cada detalhe foi pensado “para encantar e surpreender”.
Escondida entre colinas e vinhedos no Vale do Douro, em Armamar, encontra-se a recém-inaugurada Quinta São José do Barrilário ‒ Douro Wine Hotel & Spa, que se apresenta como uma “janela de cinco estrelas aberta para o rio”.
O projeto do grupo Terras & Terroir incluiu a recuperação da casa senhorial, agora convertida num espaço para eventos, e da famosa capela dedicada a São José, que manteve a sua traça original. A unidade hoteleira foi inspirada nos barris de vinho, começando pelas camas, que recriam as formas destes recipientes cilíndricos usados para armazenar líquidos. O empreendimento conta com 31 quartos, mas o grande destaque é o rooftop com piscina infinita e vista para o vale e o rio.
Por fim, no Minho, destaca-se a Quinta de Cypriano, que possui uma história que se estende por nove gerações e que inspirou um livro. A obra “Cypriano Joseph da Rocha” narra a vida do antigo proprietário, que partiu numa embarcação para o Brasil, mas nunca esqueceu as vinhas e a terra que deixou para trás.
Quando António Andresen Guimarães, o atual proprietário e descendente do antigo dono, começou a visitar mais frequentemente a propriedade do século XVII, encontrou cartas enviadas do Brasil que despertaram a sua curiosidade. Após a publicação do livro, decidiu transformar a propriedade num turismo rural.
Rodeado de vinhas e com vista para a Serra Amarela, é um “paraíso escondido no coração do Minho”. A casa principal foi restaurada, preservando a sua “traça autêntica”, incluindo o teto original do século XVIII.
Carregue nas setas abaixo para saber mais sobre os turismos rurais e alojamentos locais que se destacaram em Portugal em 2024 e estão nomeadas para os Prémios NiT.