Situada nas margens do rio Corgo, perto do Peso da Régua, a Quinta do Vallado foi fundada em 1716. Durante séculos, a propriedade dedicou-se exclusivamente à produção de vinhos, mas posteriormente foi determinado que se deveria diversificar, apostando no turismo. Agora, o hotel vínico — um dos ícones da quinta — está prestes a ser ampliado, aumentando a sua capacidade para 27 quartos e adicionando um novo spa, com a conclusão das obras prevista para 2027.
Para a expansão da unidade hoteleira, foram alocados 5,7 milhões de euros, conforme indicado por João Ferreira, presidente executivo e do conselho de administração, em declarações ao “Expresso”.
Atualmente, a Quinta do Vallado Douro Wine Hotel conta com um total de 19 quartos, aos quais se juntarão mais oito. Além das duas piscinas e do jacuzzi já existentes, o projeto incluirá também um spa, que resultará da reabilitação de um antigo armazém da Quinta do Cotto, sendo dirigido pelo arquitecto Souto Moura.
“A arquitetura é uma vantagem competitiva muito importante nos projetos de enoturismo, leva mais pessoas a interessarem-se pela herdade”, salienta o gestor da propriedade, João Álvares Ribeiro.
Adicionalmente, a administração está a considerar a aquisição de duas outras quintas, uma no Douro e outra no Alentejo. O negócio, avaliado em 14 milhões de euros, tem em vista o “crescimento na área dos vinhos e do enoturismo”.
A propriedade tem raízes na família da famosa produtora de vinhos Antónia Ferreira e continua a ser mantida pelos seus descendentes. Em 2023, a estrutura acionista passou a contar com a Teak Capital, de Carlos Moreira da Silva, que adquiriu 50 por cento da empresa.
Durante cerca de dois séculos, a principal atividade da Quinta do Vallado foi a produção de vinhos do Porto que, mais tarde, seriam comercializados pela empresa familiar: a Casa Ferreira.
Em 2005, a antiga Casa Tradicional, que remonta ao século XVIII, transformou-se em alojamento, com uma ampliação da oferta em 2012 através da construção de um novo edifício e outras melhorias subsequentes.
Carregue na galeria para ver mais imagens da propriedade no Douro.