Turismos Rurais e Hotéis

Quinta Nova: a casa do século XVIII onde pode dormir no meio das vinhas

O alojamento fica em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro e foi destacado pela revista "Condé Nast Traveller".
Uma noite no meio da natureza.

Cada vez mais as pessoas tendem a afastar-se dos hotéis luxuosos e procuram refúgios na natureza, sem o barulho dos carros e a confusão das grandes cidades. Se por acaso for apreciador de vinho, uma noite no meio das vinhas pode ser uma opção a considerar. 

A temporada das vindimas, quando as uvas são colhidas e esmagadas para se transformarem em vinhos deliciosos, dura de agosto a novembro na maioria das regiões vinícolas, mas a verdade é que não há nenhuma época má para visitar uma vinha. Já que está lá durante o dia, por que não passar também a noite?

A verdade é que os alojamentos no meio das vinhas são cada vez mais comuns em todo o mundo. Por esse motivo, a “Condé Nast Traveller” fez uma lista de 14 locais, disponíveis no AirBnB, onde os amantes da natureza e do vinho podem pernoitar. 

As escolhas foram feitas com base nas avaliações na plataforma. Todos os alojamentos têm uma  classificação de 4,8 estrelas ou superior, um registo de zero cancelamentos e uma taxa de resposta de, pelo menos, 90 por cento. Uma das casas destacadas pela revista de viagens fica no norte do País, mais concretamente em Oliveira, distrito de Vila Real.

Chama-se Quinta Nova, fica situada em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro, e a cor amarela das paredes faz contraste com o verde das vinhas. O responsável pelo alojamento local chama-se João André, tem 52 anos, é licenciado em Gestão de Empresas e cresceu numa casa cheia com os seus três irmãos.

Foi quando cada um começou a seguir a sua vida que decidiram, em conjunto, comprar em 2010 uma casa no Douro onde se pudessem encontrar todos para pôr a conversa em dia. “Ao fim de alguns anos cheguei à conclusão que passava demasiado fechada e resolvi colocar como alojamento local, com algumas melhorias mas sem retirar nada do que lá estava”, conta à NiS João André, que vive em Paredes.

A transição aconteceu em 2017, sete anos depois dos irmãos comprarem a casa que nunca tinha sido pensada para exploração. “Por um lado é bom partilhar o património, mas há sempre receio de que não haja o respeito que gostaria, mas as pessoas têm sido muito respeitadoras”, sublinha.

Com uma pontuação de cinco estrelas no AirBnB, o alojamento tem seis quartos, repletos de antiguidades, oito camas e cinco casas de banho e pode receber até 12 hóspedes.

É uma casa do século XVIII, composta por uma sala de estar, uma sala de leitura, uma sala de jantar e uma cozinha de pedra. No exterior, além dos três hectares de vinha, pode aproveitar a estadia para dar um mergulho na piscina, já que faz bastante calor naquela zona. As vinhas também são tratadas pelos irmãos e têm licença para produzir vinho do Porto, apesar de não serem especializados na área.

Segundo a Condé Nast, a revista de viagens mais famosa do planeta, a Quinta Nova é “ideal para uma viagem em família a Portugal”. “Além da área do vinhedo, os hóspedes também podem relaxar na piscina, tocar piano ou jogar bilhar”, destacam. Os preços começam nos 219€ por noite e a estadia mínima é de quatro noites.

De seguida, carregue na galeria para ver este incrível alojamento que pode reservar no AirBnB. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT