Quando a família de Andreia Gama, de 44 anos, combinava um encontro, reuniam-se na pequena aldeia de Anceriz, no concelho de Arganil. Era lá que estava a antiga casa de família de 1907 que pertenceu aos seus trisavôs e que todos adoravam, tanto os miúdos como os mais velhos. Com o tempo, começou a ser utilizada apenas como um espaço de arrumos, até que Andreia, natural de Coimbra, decidiu que estava na altura de recuperar aquela casa de que tanto gostavam.
“Desde miúda que é uma casa que me fascinava, era diferente do que estava habituada. Os meus filhos também adoravam aquele espaço”, começa por contar à NiT. Quando o marido, que era bancário, decidiu sair do banco por opção, houve a possibilidade de ficarem com os terrenos e as casas de família. Das duas, uma: ou vendiam, ou recuperavam. Escolheram a segunda opção.
“Foi um grande investimento e pensámos que, para ajudar todas as despesas, podíamos transformá-la num alojamento local”, explica. Com este objetivo em mente, começaram então a fazer as obras de recuperação. Apesar de estar em bom estado devido às intervenções que a avó de Andreia já tinha feito uns anos antes, “não estava habitável”. Não tinha casas de banho sequer.
Quanto à arquitetura original, conseguiram manter uma das paredes de xisto e outra de granito. Ambas conferem um ambiente rústico, mas moderno ao mesmo tempo. Também aproveitaram algumas peças de mobiliário antigas, como as mesas de cabeceira.
As obras começaram em maio do ano passado e, em fevereiro passado, abriram as portas ao alojamento RAIZ, “um refúgio inspirador, com a natureza ao redor”. A guest house de três pisos fica na pequena aldeia na Serra do Açor e é composta por três quartos, sendo que um deles é suite.
No rés do chão, que dá acesso à rua principal, situa-se uma suite, enquanto que no primeiro piso há um open space onde a sala e a cozinha se juntam, uma casa de banho de serviço, lavandaria e acesso direto à garagem, mas é no último andar que os hóspedes podem relaxar e aproveitar a vista para um dos sunsets mais incríveis da zona. Sentados no terraço, podem ver as montanhas ao fundo — e é um cenário idílico.
No RAIZ não irá encontrar uma televisão de 30 ou 40 polegadas, mas tem muitos jogos e brinquedos para gozar em família. Também não tem camas king size, mas disponibiliza uma cama centenária no quintal de 1500 metros quadrados, onde os hóspedes podem descansar e ler. O alojamento tem ainda à disposição bicicletas para que possam conhecer os arredores.
No fundo, “é um espaço tranquilo para quem quer relaxar num ambiente rural”. As reservas podem ser feitas através do Airbnb e os preços começam nos 80€ por noite, mais taxas.
De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer melhor a guest house RAIZ.