Aqui tão perto, com tanto potencial e ainda por explorar — eis uma sinopse do que podemos encontrar no Salvaterra Country House & Spa, o novo retiro escondido no Ribatejo.
Esta terça-feira, 11 de agosto, o Salvaterra Country House & Spa recebeu os primeiros hóspedes neste pequeno e cuidado espaço — com os últimos detalhes a serem concluídos. João Costa, natural de Cascais, é gestor hoteleiro e um dos investidores do projeto. À NiT, explica que a country house poderia ter sido uma simples casa de férias, mas havia aqui algo que admirava e que merecia a aposta: o próprio Ribatejo.
Esta conversa não é apenas sobre um “porquê o Ribatejo?”/ “Por que não?”. Para João, esta é talvez “a região menos explorada” do País e isso é algo que deve ser tido em conta. Sem desprimor para outros lugares como o Alentejo, onde a oferta de alojamento é variado, “o Ribatejo é uma zona rica, sempre verde e francamente especial”, com uma fauna e flora próprias e uma gastronomia que merece muito carinho.
O Salvaterra Country House & Spa conta com quatro suites de quarto duplo equipadas com kitchenette. Ali não se podem cozinhar pratos quentes, mas o espaço tem cozinha fora das suites aberta aos hóspedes. A reserva das suites inclui pequeno-almoço, em modelo continental, que será entregue à porta. O alojamento vai ainda fechar uma parceria com espaços locais para garantir serviços de take-away ou entrega, tudo de gastronomia local. Se nota aqui um padrão, não estranhe: o plano é mesmo permitir aos hóspedes que tenham todo o conforto por ali.
Inês Barros trabalhou no desenvolvimento do projeto e explica à NiT que a preocupação passou sempre por procurar “acabamentos de qualidade”, privilegiando “materiais orgânicos e de fabrico nacional”. A opção não foi mero acaso, há um lado de sustentabilidade que a country house procura.
É cá fora, no entanto, que temos o cenário mais parecido com um oásis. A country house tem uma piscina exterior envolvida por um jardim em modo tropical. Pode aproveitar para saborear o calor antes de dar umas braçadas ou então aventurar-se numa das ofertas em modo spa do espaço.
Aqui, além da piscina, encontra o banho turco e uma menos conhecida banheira ao estilo nórdico, bem relaxante e aquecida a lenha. “É quase um jacuzzi biológico”, explica João Costa. O que permite contribuir para a dinâmica de sustentabilidade da country house. Como aquela água não contém químicos, apenas sais, é depois reaproveitada na irrigação do jardim.
Um luxo acessível
Entre a sua experiência profissional e pessoal. João explica à NiT que há muita oferta a surgir no País, mas muitas vezes as opções não são propriamente acessíveis. A ideia de um retiro aqui tão perto da capital não poderia ser pensada apenas para um pequeno leque de hóspedes. O retiro num espaço de 0,5 hectares garante tranquilidade e uma oferta de qualidade. E fá-lo a um preço competitivo.
As suites na época alta custam 140€ euros para duas pessoas. Incluem o pequeno-almoço, o banho turco e o tal jacuzzi biológico. Na época baixa, as suites manterão o mesmo conforto com preços de 90€.
A Salvaterra Country House & Spa consegue ainda a difícil combinação entre acessibilidade e privacidade. O espaço quase brinca com o conceito de hotel à beira da estrada. É fácil encontrá-lo ali junto à Estrada Nacional 114-3. Depois entra-se e o verde ribatejano ganha uma outra dimensão, ainda mais verde, “como se fôssemos transportados para uma realidade diferente” — o tal oásis tão perto da capital.
Carregue na galeria para ver mais imagens deste novo resort.