Vários são os alojamentos que pretendem reabrir já nos meses de junho ou julho. Porém, cada reabertura terá de ser feita implementando várias novas medidas de proteção contra o novo coronavírus.
Para regular estas medidas, foi criado um selo de qualidade pelo Turismo de Portugal, que colocará vários espaços na lista de unidades seguras para voltar a funcionar e a receber hóspedes já este verão.
Entre as várias medidas para a obtenção do selo de qualidade — batizado como Clean&Safe — contam-se: check-in e out por via eletrónica, disponibilização de um kit de proteção individual aos cliente — que terá no mínimo uma máscara e um par de luvas descartáveis e que poderá ser cobrado —, e os espaços passam a ter capacidade máxima, noticia o “Eco”.
Além disso, as maçanetas e interruptores têm de ser desinfetados várias vezes, bem como os espaços comuns, as fardas e roupas de cama têm de ser lavadas a 60.ºC, as casas de banho que tenham secadores de mãos devem ter toalhetes de papel, e as piscinas vão poder abrir.
No caso das agências de viagens e turismo que tenham o selo Clean&Safe, só podem vender programas ou produtos de empresas que tenham o mesmo selo. Até ao dia 11 de maio, foram concedidos 3232 selos de garantia.