Em Portugal, Sarah e Stephen McGuinness não são rostos conhecidos, mas o mesmo não se pode dizer a nível internacional. Afinal, desde 2022 que são protagonistas da série “Help! We Bought a Village”, um formato do Reino Unido que também é transmitido em países como a Nova Zelândia, Alemanha e Estados Unidos. Essencialmente, acompanha-os enquanto renovam uma propriedade em Portugal.
A série acompanha vários casais que estão a renovar propriedades em diversos países — e os McGuiness são o “caso português”.
Sarah e Stephen estão a remodelar a Quinta da Chumbaria, propriedade que descobriram em 2018, quando decidiram que se iriam estabelecer em Portugal. “Fizemos uma extensa pesquisa e apaixonámo-nos logo. Sabíamos que queríamos uma zona como esta. Quando a encontrámos, deixámos de procurar”, revelam à NiT.
Na hora de tomar essa significativa decisão, o casal teve em consideração a localização da propriedade, sobretudo a proximidade a Lisboa, ao Porto e à costa. A aldeia de Chumbaria cumpria todos os requisitos e, em 2019, avançaram para a compra. Instalaram-se na propriedade a 13 de setembro de 2020. Volvidos quatro anos, receberam o primeiro hóspede a 7 de setembro.
Antes de se mudarem para Portugal, os McGuiness já se dedicavam à restauração de casas como um projeto paralelo. No entanto, as suas profissões eram bastante distintas: Sarah, de 58 anos, era terapeuta e dirigia a própria clínica, enquanto Stephen, de 61, lecionava engenharia mecânica na Universidade de Brighton.
A Quinta da Chumbaria conta com dois alojamentos: Rosária e Eira. O primeiro foi nomeado em homenagem a uma menina órfã que, em 1917, se mudou para a aldeia, onde trabalhou como pastora durante vários anos. A casa Rosária dispõe de uma cozinha completamente equipada, um terraço privado, uma casa de banho espaçosa e “dois quartos extremamente confortáveis”, além de uma área de estar. É também dog friendly (Sarah e Stephen possuem quatro cães).
A casa Eira possui um quarto igualmente amplo, casa de banho, sala de estar, sala de jantar e um lounge com lareira (perfeita para as noites frias) e sofá-cama. Ambas as acomodações têm capacidade para receber até quatro pessoas e um atrativo adicional: as paisagens. “Estamos no cimo de uma montanha e quase se consegue ver a costa. Temos uma vista de 270 graus que se estende por quilómetros e permite observar várias florestas, moinhos e praias”, descrevem os britânicos.
Os anfitriões também disponibilizam bicicletas para explorar os trilhos nas redondezas ou ir conhecer os pequenos cafés da aldeia. Fátima, Alcobaça, Aveiro, Coimbra e Nazaré ficam a cerca de uma hora de carro e há também diversas atividades e workshops disponíveis, da cerâmica a agricultura. Os primeiros hóspedes utilizaram os vegetais cultivados na propriedade para preparar uma refeição, por exemplo.
Sarah e Stephen consideram o espaço “ideal para quem deseja escapar da agitação e do stress das grandes cidades”, como Lisboa e Porto. “É um destino perfeito para quem quer recarregar as baterias”, asseguram.
O casal está a viver o seu sonho, mas admite que este só se tornou realidade devido à equipa com a qual colaboraram na reabilitação da Quinta da Chumbaria. “O Rui Pedro e a Joana da Arquitetura Viva foram excepcionais”, sublinham. Durante todo o processo, optaram por trabalhar apenas com profissionais locais, destacando a boa receção que tiveram: “Fomos sempre muito bem acolhidos e é por isso que gostamos tanto de Portugal.”
O alojamento acabou de abrir portas ao público, mas o casal já se encontra a planear o futuro. O objetivo para os próximos anos é atingir um total de seis casas, um celeiro comunitário e a capacidade para receber até 30 hóspedes em retiros.
Uma noite na Quinta da Chumbaria custa entre 80€ e 150€. As reservas podem ser feitas online.
Carregue na galeria e conheça o novo alojamento de Leiria.