Turismos Rurais e Hotéis

Sé Catedral Hotel Porto: onde a beleza, o conforto e a descontração se unem

A nova unidade do Porto tem uma boa localização e é uma das mais instagramáveis do concelho.
Fotografias de Nélson Luís.

Na hora de escolher o hotel para uma estadia na cidade há muitos fatores a ter em consideração. Há quem prefira uma boa localização mesmo no centro da cidade, quem privilegie serviços como ter um restaurante, quem procure um ambiente cool e cheio de jovialidade, quem não abdique do conforto e até quem dê prioridade a um sítio onde também possa trabalhar. No Sé Catedral Hotel Porto, vai encontrar tudo isso.

Na verdade, o nome do hotel é Sé Catedral Hotel Porto, Hilton Tapestry Collection, uma vez que se insere na famosa cadeia, mas é o primeiro desta gama no País. “A Tapestry é a marca mais irreverente da Hilton e escolheram esta cidade para fazer a sua abertura”, explica à New in Porto o diretor-geral do hotel, Bruno Miranda.

Por fora, o hotel localizado mesmo ao lado da Sé Catedral mantém a fachada original do edifício pelo que, ainda que recuperado, tem um aspeto simples e muito característico daquela zona da cidade. Quando as portas se abrem, abre-se também um ambiente completamente diferente. A fachada simples e elegante dá lugar a um ambiente colorido com temas que remetem para a selva mas que juntam também néons com palavras características da cidade.

O design moderno é inegável, mas também há aqui muitos detalhes que remetem para o passado do edifício, como o balcão da receção. Ainda assim, são pormenores que só um olhar muito atento vai conseguir perceber. Ao lado da receção, convivem alegremente sofás e puffs com uma mesa de matraquilhos e uma estante de livros, numa clara demonstração de que aqui todos serão bem acolhidos.

Embora seja um hotel que pertence à Hilton, não tem muito a ver com a ideia de hotéis clássicos e muito formais. É um espaço para ser vivido e não um museu.

“Somos, acima de tudo, uma marca bastante jovem e bastante moderna, procuramos ir a um mercado de hóspedes que procuram uma experiência diferente, mais moderna, mais descontraída, visualmente impactante. Nós procuramos trabalhar todos os sentidos do hóspede, desde aquilo que vê, ouve, o sentido olfativo é também muito importante para nós, então houve um foco muito grande em que a experiência do hóspede quando entra no hotel mude, sinta que entrou num espaço especial”, diz Bruno.

De facto, os detalhes estão presentes em tudo, desde o papel de parede que muda em cada piso, o aroma que também é diferente em cada andar, a playlist criada especialmente para o hotel ou até o corrimão das escadas que é iluminado.

Aberto desde 21 de março, o Sé Catedral Hotel Porto tem 77 quartos de 14 tipologias diferentes, embora divididos por três categorias. Há a possibilidade de escolher um quarto com vista para a Sé — a mais cobiçada — ou para a parte de trás do edifício, com uma cama de casal, com duas camas de solteiro, mais simples ou com uma área onde é possível trabalhar e relaxar, tudo depende de si.

Cada quarto tem máquina de café, o que para um público jovem é quase um indispensável, mas há outros pormenores interessantes. Mantendo todos os padrões rigorosos de qualidade da Hilton, a decoração é mais colorida, acolhedora, com elementos irreverentes como azulejos nas paredes ou painéis luminosos e até com a particularidade de a cabeceira da cama ter sempre um conjunto de ilustrações que remetem para a história da cidade.

“Foi tudo pensado ao detalhe para que a experiência do cliente seja o mais confortável possível, desde a escolha dos materiais, dos fornecedores com quem trabalhamos, a escolha da própria equipa também foi muito importante.”

De regresso à zona da entrada, é aí que vai encontrar ainda o restaurante e o bar do hotel. O primeiro elemento que chama a atenção é uma pequena mota que foi transformada em cavalete para uma mesa de grupo, mas também há um conjunto de mesas e sofás onde pode ter a sua refeição ou sentar para trabalhar e há um espaço mais óbvio de restaurante, mas onde continua a não haver formalidades. Aqui, outro dos pontos mais visitados e fotografados é a casa de banho, onde o papel de parede vibrante prende o olhar mas onde a estrela é uma banheira que serve de lavatório.

Abertos entre as 11 horas e as 23h30, tanto o bar como o restaurante podem ser frequentados pelo público em geral e não apenas pelos hóspedes. A ementa tem pratos de partilha e refeições mais leves, com opções para vários gostos e com um toque local também. Sempre com preços acessíveis e longe da ideia clássica de refeição de hotel.

Mantendo a ideia de multiculturalidade e inclusão, é possível que se encontre com um animal de estimação pelos corredores, uma vez que o espaço é pet-friendly.

Carregue na galeria para descobrir mais detalhes sobre o Sé Catedral Hotel Porto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT