Turismos Rurais e Hotéis

Sintra tem um novo boutique hotel inspirado no charme das camélias da vila

O alojamento começou a receber hóspedes em dezembro e cada piso tem o nome de um dos monumentos do concelho.

Ao longo dos séculos, reis e nobres, escritores e poetas escolheram Sintra como destino de lazer e fonte de inspiração. Hoje em dia, continua a ser uma das vilas mais românticas de Portugal, repleta de monumentos e parques que proporcionam aos visitantes autênticas viagens no tempo. A magia do Palácio da Pena, o mistério da Quinta da Regaleira e a vista do Castelo do Mouro são apenas alguns dos destaques da icónica localidade que merece uma visita demorada. Desde 23 de dezembro, há um novo hotel de charme para receber todos aqueles que o queiram fazer.

O Sintra Marmòris Camélia é a terceira unidade do Grupo Marmòris, fundado em 2013 pela família Alves, que se encontra ligada à indústria dos mármores há várias gerações. Com o sonho de entrarem no setor do turismo, inauguraram o primeiro alojamento no Alentejo, inserido numa pedreira de mármore natural em 2012. Cinco anos depois, em 2017, foi  a vez de uma propriedade construída no final do século XIX transformada em hotel começara receber hóspedes. No final de 2022 regressaram à vila histórica para abrir este boutique hotel no centro histórico, uma unidade mais pequena, mas igualmente bela e luxuosa.

A família comprou a propriedade em 2012 e pouco se sabe da sua história. “O único registo que temos é que, em tempos, albergou uma repartição de finanças. O edifício estava devoluto já há uma série de anos, pelo que é difícil saber que funções teve antes disso”, conta à NiT Carlos Matuto, diretor-geral do Sintra Marmòris Camélia.

As obras de reconstrução do imóvel arrancaram em 2017, que se destaca pela arquitetura inspirada nos chalés suíço e pela fachada cor de rosa. “Acredita-se que seja a pintura original do edifício, mas como estava devoluto há muitos anos, não temos a certeza. Mas é uma cor muito característica em Sintra e a família acabou por optar pelo tom. É algo que faz com que o hotel se destaque. Todos os dias há pessoas a tirarem fotografias, chama muito a atenção”, refere.

O nome da unidade hoteleira inspira-se nas camélias que, entre os meses de outubro e abril pintam de rosa as quintas e jardins de Sintra. A flor, que pode chegar a ter mais de cem pétalas, está tão ligada ao concelho — e particularmente à serra — que até existem eventos com o seu nome, como é o caso da famosa Noite das Camélias, que desde 1940 é um dos mais tradicionais e emblemáticos eventos da vila.

“A camélia é uma planta muito respeitada e querida em Sintra e foi o que acabou por dar nome à propriedade”, diz. Além das flores, o novo boutique hotel também homenageia os monumentos e figuras ilustres da vila. Cada piso tem o nome de um dos edifícios mais emblemáticos de Sintra e cada quarto representa uma das personalidades a eles associadas.

Localizada no centro histórico, a unidade hoteleira dispõe de cinco pisos e nove quartos (sendo que três são suites) de estilo romântico, individualmente desenhados e inspirados em figuras relevantes da história da localidade, como o colecionador de arte britânico Sir Francis Cook, e os monarcas D. João I e D. Maria II.

Todas as acomodações oferecem um serviço de boas-vindas com licor, especialidades tradicionais de pastelaria e fruta. As casas de banho em mármore incluem uma romântica banheira aberta para o quarto. Alguns deles têm vista para o Vale da Raposa, como o  Deluxe Vista Vale, e outros para a encosta do Castelo dos Mouros.

Por ter uma localização privilegiada, junto à Volta do Duche e à histórica estação de comboios de Sintra, os proprietários optaram por não adicionar nenhum restaurante no hotel, tendo em conta a oferta de restauração nas redondezas.

O Camélia é o destino ideal para quem quer conhecer a vila como se estivesse em casa. Os preços rondam os 200€ por noite. Todos os hóspedes podem aproveitar as facilidades do Sintra Marmòris Palace, que fica a cinco minutos a pé, de onde se destacam a piscina aquecida com vista sobre a vila, amplos jardins, serviço de vinhos ao final de tarde e lugar de estacionamento. 

De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o novo boutique hotel de Sintra.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Dr. Alfredo da Costa 11
    2710-524 Sintra
ESTILO
hotel
PREÇO MÉDIO
Mais de 200€
AMBIENTE
urbano

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT