Turismos Rurais e Hotéis

Sugestão NiT: o refúgio rural de sonho que deu um design moderno a um solar antigo

Falamos da Cerca Design House, um espaço ideal para descansar e aproveitar a paisagem verdejante. Fica no Fundão.
Localização: Largo da Praça, 1, Chãos, Fundão.

Na sossegada aldeia de Chãos, no Fundão, nasce um espaço rural em harmonia com a natureza, a tradição e a modernidade. Falamos do Cerca Design House, um restaurado solar do século XVII, onde a calma e tranquilidade das serras da Gardunha e da Estrela são predominantes.

Este refúgio era anteriormente conhecido como Casa dos Machados ou da Cerca, por se tratar de uma propriedade repleta de muros. Uma casa rural que foi modernizada no século seguinte à sua construção, passando a ter fachadas e dois renovados pisos, pelos quais se distribuíam as instalações domésticas e de apoio às atividades agrícolas. Além disto, contava ainda com uma pequena capela interior. Uma fisionomia adaptada ao estatuto social adquirido pelos herdeiros, os fidalgos de Cota de Armas, em 1791.

Chegou ao início do século XXI, já muito arruinada e na posse de um dos herdeiros desta linhagem, Carlos Nuno Trigueiros de Martel e Vasconcelos, que se desfez do espaço, que ficou na possa da mesma família durante oito gerações. Após não ter sido explorado por mais ninguém durante vários anos, Marta Augusto Rafael e a sua família, em 2015, decidiram alterar o conceito e criar um inovador projeto de turismo rural (de charme).

Um spot longe da agitação da cidade, em que as cores sóbrias das pedra continuam a remeter-nos para a época dos morgados, mas, ao mesmo tempo, contrastam com as cores vibrantes da decoração. A Cerca Design House é um equilíbrio entre um solar antigo com um estilo contemporâneo e exclusivo.

Conta com dez quartos na casa principal e cinco villas, que podem ser reservadas na totalidade para umas férias entre família e amigos. Quanto aos quartos disponíveis, existem três tipologias distintas: Natura Superior, Natura e Pedra Superior, mas todos apresentam almofadas forradas a burel, alcatifas vermelhas ou verdes, paredes de pedra e azulejos coloridos nas casas de banho. Já as villas, com sala e salamandra, são super modernas e têm uma vista panorâmica única — e uma delas é adaptada a mobilidade reduzida.

O espaço convida-nos a esquecer as horas e a desligar o telemóvel. De forma a perder o tempo em livros, disponíveis numa minibiblioteca em caracol, a descansar o corpo nos confortáveis sofás ou a dar um salto ao relaxante jacuzzi, que fica num antigo estábulo e tem uma janela secular em forma de flor. 

Além disto, os hóspedes podem ainda aproveitar o amplo jardim e mergulhar na piscina exterior. Há ainda uma esplanada perfeita para desfrutar de uma bebida do bar, sendo que, o chá de pés de cereja é cortesia da casa e leva-nos a experimentar a maior produção agrícola da região (Fundão): cereja de qualidade e certificada. Na sala de refeições, pode saborear o pão, o azeite e, no fim, os licores, todos produtos típicos da região.

Para quem pretende conhecer a região e todo o seu património histórico e cultural, a sugestão passa por fazer passeios pedestres, atividades a cavalo ou voltas de bicicleta. Este roteiro pelo interior do país tem ainda paragem obrigatória nas ribeiras e afluentes do rio Zêzere, como é o caso do Parque Fluvial da Lavandeira ou da Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Onde tem a sua disposição vários desportos náuticos, como a canoagem e o paddle.

Este é um espaço rural, que alia tradição e modernidade, dedicado a todos os que valorizam um serviço personalizado, num ambiente acolhedor e sofisticado. Onde também os melhores amigos de quatro patas são convidados de honra.

Conta com valores a partir de 80 euros por noite, para duas pessoas. Para saber mais informações, basta aceder ao site, enviar email ou contactar o 275 759 060 ou o 964 756 466.

A seguir, carregue na galeria para ficar a conhecer algumas imagens do espaço interior e exterior da Cerca Design House.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT