Turismos Rurais e Hotéis

Sugestão NiT: o Cerquido Village é o refúgio perfeito no meio da Serra d’Arga

No Minho, este conjunto de casas e bungalows são ideais para uma escapadinha de sossego, mas também de exploração da natureza.
O Jacuzzi.

Só porque os dias estão mais curtos e frescos, não precisa de passar o resto dos fins de semana do ano no sofá, a fazer maratonas em plataformas de streaming. Há muitos locais absolutamente perfeitos para descobrir em Portugal, turismos rurais onde se sente revigorar e ganhar novas energias, perder noção do tempo ou simplesmente escapar; e há um desconfinamento em curso com uma sensação de liberdade que todos queremos aproveitar.

Para quem quiser perder precisamente noção do tempo e viver uns dias em natureza, o Cerquido Village & Spa é o turismo ideal para descobrir no Minho.

No coração da Serra d’Arga,  é impossível não se contagiar com a paisagem de rio, mar e natureza que aqui encontra. Algures no meio de um conjunto de montanhas está, desde 2015, o turismo com várias casas e bungalows que são um refúgio longe da confusão da cidade.

A piscina infinita.

O proprietário e administrador do Cerquido Village é o empresário Filipe Pimenta, de 45 anos., um administrador de várias empresas e ligado à natureza, ao turismo e aos cavalos.

Segundo adianta fonte do espaço à NiT, a primeira casa inaugurada neste turismo rural foi a Casa da Serra, em 2015, um T2 sem qualquer outra estrutura de apoio. Esta foi “o mote” para tudo que viria depois.

“Em 2016 partimos para a construção de dois bungalows de madeira, ambos T2, o Bungalow da Oliveira e o Bungalow do Carvalho, uma piscina interior climatizada e um jacuzzi”, adiantam os responsáveis pelo espaço.

A oferta mais recente chega em 2019, mesmo antes da pandemia: foi quando o Cerquido inaugurou a Casa do Sobreiro (T1), o Estúdio do Sobreiro (T0), a Casa do Pastor (T2) e o Bungalow da Pedra (T1).

A Casa do Sobreiro.

A arquiteta Teresa Aroso foi a responsável por aumentar a capacidade, construindo novas habitações sobre ruínas existentes na propriedade, consideradas as mais antigas da Serra d’Arga. Mas o melhor de tudo é mesmo a piscina exterior infinita, a piscina interior com água aquecida e os dois jacuzzis.

Aqui, nada é deixado ao acaso, e a atenção e os mimos começam logo de manhã: o pequeno-almoço é deixado numa pequena cesta à entrada de cada alojamento, mediante pedido (com custo adicional). O espaço não tem ainda restaurante, “embora se trate de um projeto em crescimento constante”, adianta fonte do espaço.

A curto e médio prazo, explica o Cerquido à NiT, o turismo pretende mesmo ter uma estrutura de apoio com refeições leves e mercearia tradicional, servindo de apoio aos hóspedes e à comunidade.

Para já existem, no entanto, várias ofertas de serviços ligadas à gastronomia, desde a possibilidade de realizarem workshops de cozinha, contratar um chefe para cozinhar em casa de cada hóspede, provas de vinho.

A piscina interior.

Pontos essenciais na estadia são os jacuzzis que são considerados spa, e mediante marcação antecipada os visitantes podem também ter serviço de massagens.

Aqui, depois de um dia de aventura e, sem nunca sair do coração da Serra D’Arga, nada como relaxar na companhia de um copo de vinho e nos espaços de Spa, abertos 24 horas, ou agendar uma Massagem D’Arga Zen para restabelecer o equilíbrio energético entre corpo e mente.

No Cerquido o Wifi é gratuito e há serviço de transfer para o aeroporto, bem como de apoio no aluguer de viaturas. Os valor mínimo por noite é de 90€, como estadia mínima de duas noites. Todas as informações de contactos estão disponíveis na página oficial do alojamento em Serra d’Arga, no Minho.

Para os mais aventureiros a planear a sua escapadinha, pode anotar as melhores rotas a explorar a partir da unidade: o Trilho do CerquidoTrilho do Lobo AtlânticoTrilho dos PastoresTrilho da Montanha SagradaTrilho do Cabeço do Meio Dia; e Trilho da Chã Grande

A natureza.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT