Antes mesmo de se conhecerem, Rita Veiga e Luís Fialho já andavam a desbravar o mundo sozinhos. Quando o caminho dos dois se cruzou, em 2019, num almoço de aniversário de um amigo em comum, o tema das viagens dominou a primeira conversa. A química foi instantânea: apaixonaram-se, começaram a percorrer Portugal numa caravana e, em 2023, deram a volta ao mundo com a filha, Luz, de três anos.
Durante os preparativos para essa grande aventura, o casal foi surpreendido pela pandemia de Covid-19, que os forçou a permanecer confinados em Portugal durante vários meses. Luís viu-se na necessidade de fechar o hostel que tinha inaugurado no centro de Lisboa anos antes. Contudo, a situação não foi totalmente negativa, pois foi durante esse período que nasceu Luz, que passou a acompanhar os pais.
“Com a gravidez, adiámos os nossos planos, mas sempre com a intenção de retomar as viagens. Nessa altura, quando andávamos a viajar por Portugal, surgiu a ideia de converter um autocarro de dois andares numa casa repleta de janelas”, relembra Luís, de 39 anos, em conversa com a NiT. Tudo começou como uma “conversa informal” e uma “ideia maluca”, mas gradualmente tornou-se mais sério.
O casal começou a perceber o potencial do conceito e, com o tempo, o projeto foi ganhando forma. “Começámos a procurar um autocarro e acabámos por encontrar um modelo de dois andares à venda, da companhia Inácio, que realizava viagens de longa distância”, recorda.
A empresa “queria despachar os autocarros” e o casal interpretou isso “como um sinal”. Assim que viram o veículo de 1991 pela primeira vez, há cerca de três anos, não hesitaram. Compraram-no por aproximadamente 4.000€, apesar de estar “velhote”, cheio de ferrugem e com um interior desatualizado.
“Já não era usado como meio de transporte e não queríamos que se tornasse num monstro de ferro abandonado”, explica. O plano inicial era retirar os bancos e instalar camas, mas a experiência revelou-se uma verdadeira aventura.
“Como não tínhamos experiência em construção, foi um processo de aprendizagem. Fomos fazendo tudo ao nosso ritmo”, confessa.
Ver esta publicação no Instagram
Desde o início, começaram a chamar-lhe Inácio e assim ficou batizado — só acrescentaram Amazing. A remodelação durou cerca de oito meses e grande parte das obras foram realizadas por Luís e Rita. De um autocarro capaz de transportar 68 pessoas, criaram um espaço para viver que acomodava quatro. “A princípio, o objetivo era viver nele, mas no final da obra, o desejo de fazer uma grande viagem ressurgiu. O autocarro era demasiado comprido para levarmos para o outro lado do mundo, seria uma logística complicada”, explica.
Ainda consideraram vender o Amazing Inácio para juntarem algum dinheiro, mas, como a filha o adorava, decidiram mantê-lo, transformando-o num alojamento turístico. Em novembro de 2022, poucos dias após terem deixado Portugal, começaram a aceitar reservas — e o sucesso foi imediato.
“Tentámos que o espaço ficasse o mais harmonioso possível, uma vez que está rodeado de natureza. Não queríamos que o impacto visual fosse excessivo, um dos motivos pelos quais optámos pela pintura verde”, descreve o responsável. Atualmente, o autocarro encontra-se estacionado numa propriedade de um amigo em São João das Lampas, Sintra, a apenas cinco minutos a pé da praia.
O alojamento de dois andares inclui uma sala com televisão (e Netflix), e um sofá que se transforma em cama na área inferior. A zona onde costumava estar o motorista foi transformada num quarto de brincar para os miúdos, decorado com várias cores e cheio de brinquedos. Ali, os mais novos também podem fingir que estão a conduzir.
No andar de cima, existem mais dois quartos com camas de casal, uma cozinha, outra sala e uma casa de banho com chuveiro.
“Queríamos que o projeto fosse o mais sustentável e ecológico possível. Todas as águas passam por um processo de filtragem e são reaproveitadas para regar as plantas”, destaca Luís. Após dois anos em funcionamento, decidiram adicionar uma nova comodidade este verão: um jacuzzi exterior, onde os hóspedes podem relaxar entre árvores. O objetivo sempre foi “proporcionar o máximo conforto” e garantir “o luxo que se pode encontrar num hotel”.
Os preços da estadia variam consoante a época do ano, mas rondam os 100€ por noite, o autocarro completo. As reservas podem ser feitas online.
Aproveite e leia também o artigo da NiT sobre a Luz, a pequena viajante portuguesa que já viveu mais aventuras do que a esmagadora maioria dos adultos.
Carregue na galeria para ver mais imagens do The Amazing Inácio.