Aos 20 anos, Ricardo Viana partilhava com milhares de jovens o desejo de explorar o mundo. Concluída a formação em desporto, o atleta profissional de downhill decidiu tirar um ano sabático e aventurou-se além-fronteiras.
Após inúmeras viagens, regressou à sua terra natal, Viana do Castelo, com um projeto ambicioso: desenvolver o turismo desportivo na região. A ideia inicial era criar uma empresa dedicada apenas às atividades desportivas, mas depressa identificou a necessidade de contribuir para uma oferta turística mais abrangente.
Assim, em 2017, com um investimento inicial de cinco mil euros, fundou a Portugal Active, começando a transformar casas luxuosas do norte de Portugal em alojamentos de charme. O primeiro empreendimento foi a Mountain Lodge, uma imponente mansão construída sobre uma rocha.
“Depois comecei logo a pensar no seguinte. Aos poucos, fizemos a mudança para a gestão de propriedades de luxo, sempre em Viana do Castelo”, conta à NiT Ricardo Viana, de 30 anos. Desde então, a Portugal Active já recuperou mais de 50 propriedades, que o responsável descreve como “hotéis privados”.
A mais recente adição ao portfólio é a Oliveira’s Farm, uma magnífica quinta em Vila Franca. Apesar de estar a receber hóspedes desde agosto, a propriedade está também à venda. Ricardo Viana optou por colocá-lo no mercado devido às suas “características únicas”.
Recuperada em 2017, a antiga casa senhorial recuperada em 2017, destaca-se pelas suas dimensões (585 metros quadrados de área bruta, dois hectares de terreno) e pela sua localização.
“É uma das maiores quintas da região, com dois hectares, e uma pessoa perde-se aqui dentro”, confessa. A propriedade está à venda por 1,7 milhões de euros e oferece cinco suites, duas salas de estar com lareira, uma sala de leitura com biblioteca, e um salão com mesa de bilhar e outros jogos.
A decoração “é tradicional e relaxada”, descreve Ricardo Viana. “Não é aquela decoração pesada como se fosse a casa do avô. Tem alguns móveis e detalhes mais antigas, mas tem todas as comodidades modernas”, acrescenta.
O espaço exterior inclui uma piscina aquecida, um pomar, um jardim, um riacho, um poço, um espigueiro e umas ruínas com projeto aprovado para construção de uma moradia adicional. “Apesar das densas árvores de fruto que garantem privacidade e uma vista resguardada, a essência da natureza perpassa o ambiente”, sublinha.
Com capacidade para 10 hóspedes, a Oliveira’s Farm também recebe eventos como casamentos. Ricardo Viana dará prioridade a um comprador que pretenda desenvolver um projeto de turismo rural. “É uma moradia com muita alma”, conclui.
Relativamente à estadia, os preços rondam os 500€ por noite.
Carregue na galeria para ver mais imagens da Oliveira’s Farm.