Turismos Rurais e Hotéis

Vai poder reservar a Cerca Design House inteira só para si (e para os seus amigos)

O alojamento entre as Serras da Estrela e da Gardunha vai abrir uma nova modalidade, ideal uma escapadinha de Natal.
Imerso na natureza.

O que fazer no inverno? Fugir da cidade à procura de campo e de natureza, reunir família e amigos são sempre boas opções para sair de casa, deixar o sofá, a manta e a televisão. E agora há um hotel com espaço para todos os seus familiares ou amigos e que pode alugar assim mesmo: como se fosse tudo seu.

A Cerca Design House fica na aldeia de Donas, na encosta da Serra da Gardunha, perto da Serra da Estrela, bem longe dos centros urbanos. Aqui, encontra campo, natureza, paz e história: a unidade foi em tempos um solar do século XVII e agora, restaurado, transformou-se num espaço de turismo de charme.

O espaço é um dos muitos destinos ideais para visitar em grupo e família — caso queira levar os seus animais de estimação também é possível, dado tratar-se de um turismo amigo dos bichos.

E este ano, de forma a poder passar um Natal diferente, a Cerca Design House criou a opção de poder reservar todo o espaço: para si e para o seus.

Pode ser tudo aquilo que sempre quis, ou que costuma ver só em filmes: viver um inverno e Natal diferentes, alugando o antigo solar beirão e as suas villas modernas, com toda a magia da quadra e mordomias a que tem direito.

Para que saiba o que pode ser seu durante as férias, a casa de turismo rural do século XVII dispõe de 10 quartos na casa principal (baptizados com nomes de plantas das serras da Estrela e da Gardunha: cardo, sargaço, junco, giestas, alecrim, orvalhinha). Nestes dez quartos em dois andares existem três tipologias distintas: Natura Superior, Natura e Pedra Superior. Todos apresentam almofadas forradas a burel, alcatifas vermelhas ou verdes, paredes de pedra e azulejos coloridos nas casas de banho

Fora da casa principal, encontra também cinco villas com um quarto de casal, kitchenette e sala com sofá-cama com capacidade para duas pessoas. As villas têm todas pátio, para observar a serra iluminada pelo sol durante o dia e para ver as estrelas durante a noite.

A fachada de pedra que se mantém há três séculos salta à vista logo à chegada, embora existam muitos mais espaços e recantos para explorar. Além disso, aqui, todas as manhãs os hóspedes encontram uma cesta de pequeno-almoço com sumos naturais, pão e bolo caseiro, compotas, granola à moda da Cerca e outros produtos regionais e caseiros. Um deles, o chá de pés de cereja que é cortesia da casa.

Sala com lareira, sala de leitura, jardim, pomar, pátios para tirar partido do sossego e das vistas, varandas e um pequeno almoço que já é famoso são então algumas das coisas a que poderá ter direito.

Recorde-se que este solar foi, em tempos idos, conhecido como Casa dos Machados ou da Cerca, por se tratar de uma propriedade repleta de muros. A casa rural seria modernizada no século seguinte à sua construção, passando a ter fachadas e dois renovados pisos, pelos quais se distribuíam as instalações domésticas e de apoio às atividades agrícolas. Além disto, contava ainda com uma pequena capela interior.

Chegou ao início do século XXI já muito arruinada e na posse de um dos herdeiros desta linhagem, Carlos Nuno Trigueiros de Martel e Vasconcelos, que se desfez do espaço. Depois de não ter sido explorado por ninguém durante vários anos, Marta Augusto Rafael e a sua família, em 2015, decidiram alterar o conceito e criar um inovador projeto de turismo de charme.

Hoje, o local convida ao repouso e ao slow living. Pode perder a noção do tempo com livros (disponíveis numa minibiblioteca em caracol), descansar nos confortáveis sofás ou dar um salto ao relaxante jacuzzi, que fica num antigo estábulo e tem uma janela secular em forma de flor. 

Além disto, os hóspedes podem ainda aproveitar o amplo jardim e mergulhar na piscina exterior. Há uma esplanada perfeita para desfrutar de uma bebida do bar, sendo que, o chá de pés de cereja é cortesia da casa. Na sala de refeições, pode saborear o pão, o azeite e, no fim, os licores — todos produtos típicos da região.

Para quem pretende conhecer a região e todo o seu património histórico e cultural, a sugestão passa por fazer passeios pedestres, atividades a cavalo ou voltas de bicicleta. Este roteiro pelo interior do país tem ainda paragem obrigatória nas ribeiras e afluentes do rio Zêzere.

Os preços desta aventura são sob consulta. Para saber mais informações, basta aceder ao site, enviar email ou contactar o 275 759 060 ou o 964 756 466.

Carregue na galeria para ficar a conhecer algumas imagens do espaço interior e exterior da Cerca Design House.

 

 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Largo da Praça, 1, Chãos
    6230-171 Fundão
ESTILO
alojamento local
PREÇO MÉDIO
entre 101€ e 150€
AMBIENTES
familiar, rural, serra

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT