Turismos Rurais e Hotéis

Vale do Rossim Eco Resort encerrado devido a descargas de efluentes

"A ação coloca em causa valores naturais e paisagísticos de interesse relevante", justifica o ICNF.
Já está encerrado.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) suspendeu temporariamente o funcionamento do Parque de Campismo Vale do Rossim Eco Resort, em Gouveia, devido a descargas de efluentes. Segundo aquele organismo, em causa está a preservação dos valores paisagísticos e naturais do Parque Natural da Serra da Estrela.

A infração do empreendimento, que se situa nas Penhas Douradas, já tinha sido detetada a 26 de agosto, mas nada foi feito, porque a 22 de novembro, o despejo de resíduos poluentes continuava.

A empresa gestora foi avisada a 24 do mesmo mês que deveria encerrar a atividade das infraestruturas, mas, segundo o ICNF, dois dias depois, o equipamento continuava ativo, descobriu a Equipa de Vigilantes da Natureza e a GNR de Montanha.

Não foi apenas o parque que teve de cessar a sua atividade. A medida estendeu-se ao bar e ao restaurante, ambos localizados dentro da propriedade do Parque de Campismo Vale do Rossim.

“Esta ação coloca em causa valores naturais e paisagísticos de interesse relevante, que apresentam sensibilidade ecológica. Impera que seja evitada a continuação da prática, sob pena de a situação se tornar irreversível ou implicar uma maior dificuldade, ou impossibilidade de reposição da situação à infração”, explicou fonte do ICNF à agência Lusa, aqui citada pelo “Jornal de Notícias”.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT