Para escapar à loucura da vida citadina, nada como uns dias na natureza para colocar os pensamentos em ordem. O Eurobirdwatch, um evento que se realiza anualmente no primeiro fim de semana de outubro, regressa para unir dezenas de participantes de diversos países. De 30 de setembro a 1 de outubro, há várias atividades de observação de aves selvagens por todo o País.
No norte do país vão estar em Viana do Castelo e Porto para a habitual observação de aves. Se quiser algo diferente, em Bragança pode desfrutar de um passeio ornitológico. No centro, marcam presença em Aveiro e Leiria, sendo que neste último pode madrugar na Reserva Natural Local do Paul de Tornada e participar numa observação de aves aquáticas na Lagoa de Óbidos.
O evento passa também por Beja e em Lisboa, onde pode caminhar enquanto observa “os pássaros à nossa volta”. Além disso, ainda tem a oportunidade de participar num workshop de fotografia, onde pode expor as imagens que tirou durante o dia.
O evento é organizado pela BirdLife International e coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em Portugal. O objetivo é contribuir para o registo, estudo e conservação de inúmeras espécies e os seus habitats.
Se estiver curioso e quiser passar uma manhã diferente, tem até ao dia 30 de setembro para decidir. O preço para sócios é de 5€, enquanto os não-sócios pagam 8€. O valor já incluí o seguro de acidentes pessoais, o guia monitor e a lista de espécies observadas. Caso participe, não se esqueça de levar roupa confortável e prática e calçado adequado, uns binóculos, chapéu e alguns snacks e água.
A SPEA nasceu em 1993 enquanto uma pequena organização dedicada à observação de aves. Agora é uma das maiores organizações não-governamentais de Portugal. É assim distinguida como entidade de utilidade pública desde 2012.
Se ainda não sabe que sapatilhas utilizar para este evento, carregue na galeria e descubra a seleção da NiT de sapatilhas bem mais acessíveis para quem adora este tipo de eventos e que também podem ser usadas no dia a dia.