O distrito de Viana do Castelo, no extremo noroeste de Portugal, partilhando fronteira com Espanha a norte e a leste e banhado pelo Oceano Atlântico, destaca-se pela situação geográfica particular que atrai um número crescente de turistas.
A região combina praia, campo e montanha, aliados a um rico património cultural e histórico, o que a torna bastante apelativa e cada vez mais em voga. Situada na foz do rio Lima, a cidade registou um aumento significativo no turismo, impulsionando o desenvolvimento de novos projetos hoteleiros — e em breve chegará mais um.
O novo projeto turístico vai nascer em Darque e terá 16 unidades de alojamento, num total de 30 camas, e quatro espaços para comércio e serviços de apoio. O projeto foi aprovado esta quinta-feira, 14 de novembro, pelo executivo municipal, que assinou contrato com a CYLES – Investimentos Imobiliários S.A.
A empresa local pretende dinamizar “a oferta de alojamentos numa área vocacionada para o turismo, junto à praia do Cabedelo e rio Lima”, refere a autarquia. O empreendimento, com características de aparhotel, será erguido num prédio urbano com rés-de-chão, primeiro e segundo andar e terreno de logradouro.
Com uma área de 2.255 quilómetros quadrados, o distrito de Viana do Castelo é o mais pequeno do País. Apesar da sua dimensão reduzida, esta região destaca-se como uma das mais atrativas.
Viana do Castelo é famosa pela Romaria da Senhora da Agonia, considerada uma das melhores festividades populares do país. A cidade é apreciada pelas suas tradicionais joias de filigrana do Minho, pelo encanto do seu centro histórico, pelas igrejas antigas e pelas suas praias selvagens, que convidam a mergulhos durante o verão.
Ainda assim, qualquer época do ano é propícia para uma escapadinha nesta zona do norte de Portugal, onde a oferta de alojamentos únicos e inovadores é vasta. Desde hotéis temáticos inspirados em Willy Wonka, situados no centro histórico, a iates de luxo ancorados na marina, até glampings naturistas com cúpulas de vidro situadas nas serranias, não faltam opções alternativas para pernoitar.
Leia também este artigo da NiT e descubra alguns dos alojamentos únicos e originais de Viana do Castelo.