A antiga casa de família na Quinta de S. Luiz encontrava-se já quase em ruína. Havia duas opções em cima da mesa: demolir o que restava ou avançar para a recuperação total. Foi esta última opção que permitiu a inauguração da The Vine House, o novo projeto de enoturismo da quinta, este mês de julho.
“A ideia inicial passava por criar uma casa onde pudéssemos receber os nossos clientes, convidados, algo mais corporativo. Mas o projeto acabou por se tornar maior e percebemos que seria uma oportunidade de termos um negócio no Douro para complementarmos a parte das visitas”, explica à NiT Maria Manuel Ramos, diretora de turismo da Sogevinus.
A The Vine House manteve a traça exterior do edifício com mais de 200 anos e, no seu interior, dotou-a de todo o conforto que se espalha por onze quartos com áreas que rondam os 25 a 27 metros quadrados. Seis deles têm ainda uma ampla varanda exclusiva com vista sobre os 125 hectares da quinta.
Cada quarto recebe o nome dos talhões de vinha da quinta, Amadiz, Cardanho, Encosta, Tegão, Rumilã, Galeira, Lobata, Canária, Tilieira, Mesquita e D. Pedro. Cores leves, madeiras texturadas e a simplicidade marcam a decoração que se torna ainda mais leves nas áreas comuns.
Lá fora, o cenário natural do Douro serve de paisagem perfeita para outras surpresas guardadas para os hóspedes. Podem, por exemplo, organizar um piquenique de pequeno-almoço ou de almoço em qualquer recanto da quinta, das vinhas à esplanada ou até mesmo à sala de provas. Se o tempo não ajudar, o piquenique poderá mesmo ser entregue no quarto.
Entre percursos pela quinta e visitas a locais como a Casa do Alambique ou à capela de Santa Quitéria, há muito para fazer. Mas nos momentos de refeição, regressa-se à casa onde, durante o dia, são servidas opções mais leves como sopas, saladas e sanduíches.
Ao jantar, o leque alarga-se, já que haverá sempre três sugestões que variam a cada dia — um menu assente na cozinha regional e produtos locais. “Queremos que seja um menu mais tradicional, que agarre os produtos da região. E caso pretendam, também podemos abrir exceção e servir esses pratos ao almoço”, explica a diretora.
Os jantares incluem uma entrada, um prato que poderá ser carne, peixe ou vegetariano, e uma sobremesa. Há também a opção de acompanhar a refeição com um wine pairing. Os valores do jantar começam nos 45€.
Porque estamos na quinta que é berço de uma da mais antiga casa de vinho do Porto, os emparelhamentos e provas são inevitáveis. “Temos uma ementa muito simpática a nível de provas. Temos todos os vinhos da Kopke, que podem ser provados num pairing com chocolates, com tábuas de queijo”, nota.
À oferta da The Vine House juntam-se as experiências que os visitantes já podiam aproveitar durante a viagem à Quinta de S. Luiz, sobretudo à loja com sala de provas, que reúne não só os vinhos do Porto e DOC feitos no local, mas também outras referências como os vinhos da Cálem, Cálem Velhotes, Burmester, Kopke, Barros e Quinta da Boavista.
Os valores da estadia começam nos 120€.
Carregue na galeria para ver mais imagens do novo The Vine House.