Viagens

Estas fotografias mostram os hotéis da Coreia do Norte como nunca ninguém os viu

Um novo livro, de um escritor e de uma fotógrafa profissional, retrataram e mostram os hotéis em Pyongyang.
O outro lado de Pyongyang. (© Hotels of Pyongyang / Nicole Reed)

A Coreia do Norte é um dos países mais fechados no mundo, com muito pouca informação a ser divulgada ao exterior. Ainda assim, há quem já tenha visitado o país e mostrado como é que funciona a sociedade norte-coreana  — quer sejam jornalistas, políticos ou até jogadores da NBA. Agora chegam novas imagens às redes sociais com o olhar sobre o turismo da Coreia do Norte, mostrando alguns dos seus hóteis, como nunca ninguém viu. 

“Hotels of Pyongyang” é o novo livro de imagens que explora o setor do turismo da Coreia do Norte  —  a obra é responsabilidade do escritor James Scullin e da fotógrafa Nicole Reed. O escritor, que era um guia de viagens anteriormente, conseguiu utilizar os seus contactos para assegurar a entrada no país e acesso a 10 hóteis que acolhem atualmente turistas, além do Ryugyong Hotel, que já está em construção há três décadas. 

Coreia do Norte
É um dos edifícios mais espetaculares na Coreia do Norte (© Hotels of Pyongyang / Nicole Reed)

“Eu sempre fui muito fascinado pela arquitetura, eles têm muita influência da arquitetura soviética. Nós queríamos arranjar uma foto de documentar estes hóteis, porque quando estás na Coreia do Norte como turista, a tua experiência é muito moldada pelos hóteis”, revelou o escritor no vídeo de apresentação. Ainda que o número de turistas neste país seja pequeno, os alojamentos estão sempre com a manutenção em dia.

Este livro mostra uma visão à estrutura e arquitetura do interior dos hóteis, que se mantêm com o mesmo estilo desde que foram criados. Além disso, há também retratos do staff em diferentes hóteis, as piscinas, as salas de bowling e de karaoke. Vai ficar a conhecer espaços como o Hotel Pothonggang, o Hotel Yanggakdo, o Hotel Sosun e o Hotel Rakrang — todos em Pyongyang.

“O livro é muito especial porque relata o que nunca foi mostrado num livro anteriormente, o que é o interior dos hotéis para turistas em Pyongyang. A maioria dos turistas que vai à Coreia do Norte só fica nos hóteis e nunca os vê na verdade e nós fotografamo-los”, afirmou Nicole Reed. O livro encontra-se à venda por 42€ no site dos responsáveis e pode encomendá-lo para Portugal. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT