Viagens

10 rotas incríveis para descobrir em Portugal

A pé, de bicicleta, de canoa ou até a cavalo. Três rotas estão como novas — foram inauguradas no ano passado.

A 27 de setembro assinalou-se o Dia Mundial do Turismo. A data foi escolhida para o lançamento da nova Grande Rota do Zêzere. A partir desse dia, passou a ser possível fazer de forma segura e informada os 370 quilómetros que separam a nascente do rio Zêzere, em Covão d’Ametade, da sua foz, em Constância.

Este foi a última Grande Rota a ser inaugurada em Portugal. E o que é afinal isso de Grande Rota? Há dois tipos de percursos pedestres: as Pequenas Rotas, identificadas pelas siglas PR (Pequena Rota) ou PL (Percursos Locais), e as Grandes Rotas (GR). A diferença está na extensão do percurso — as Grandes Rotas têm sempre mais de 30 quilómetros. Em Portugal, estes percursos estão devidamente sinalizados: se encontrar sinais verdes e brancos está perante um Percurso Local, amarelo e vermelho corresponde às Pequenas Rotas e branco e vermelho à Grandes Rotas.

É no branco e vermelho que se deve focar. Mas não se preocupe com nada, temos todas as informações que precisa para partir à descoberta de Portugal a pé, de bicicleta, de canoa ou até a cavalo. A NiT selecionou as dez rotas mais incríveis do País — três são novas, as outras podem ser um pouco mais velhas mas continuam a ser espetaculares. Aventure-se por uma Grande Rota que tem a segunda via ferrata do País (itinerário preparado nas paredes rochosas de uma montanha), faça uma corrida pelas 12 aldeias históricas de Portugal e passeie ao lado do rio Côa. Acima de tudo, respire fundo e aprecie a paisagem. É a melhor parte.

Carregue na imagem acima para conhecer 10 rotas incríveis para descobrir em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT