Viagens

200 turistas vão passar férias às ilhas gregas para uma experiência sobre as viagens

Participantes trocaram confinamento em casa por oito dias de confinamento voluntário num resort de praia grego.
Rodes, na Grécia.

Quase 200 cidadãos holandeses trocaram o confinamento em casa por oito dias de confinamento voluntário num resort de praia grego. O objetivo? Além de fugirem da rotina pandémica por uma verdadeira pechincha, vão ajudar a testar o regresso possível às viagens e às férias: no fundo, participar numa experiência.

Segundo a “Reuters“, a iniciativa partiu da operadora de turismo holandesa Sunweb, em parceria com a companhia aérea holandesa Transavia; mas a viagem foi organizada com o apoio do governo holandês. Este espera conseguir provar que as pessoas ainda podem desfrutar de férias, mesmo com regimes de segurança rígidos, e assim abrir caminho para a reabertura do turismo. No fundo, avaliar se, com regras rígidas, no pior cenário, poderemos todos ir de férias.

Os participantes pagaram cerca de 399€ cada, o que lhes garantiu viagem e oito dias, em regime Tudo Incluído, no Mitsis Grand Hotel Beach. No entanto, terão de ficar no resort, não podendo sair desde que chegam até partirem. O que não os pareceu demover, já que o clima da Grécia, a mudança de ares, as piscinas e o ambiente de resort são praticamente tudo o que muitos mais anseiam, sobretudo depois de mais de um ano de pandemia. 

“Eu nunca poderia imaginar isso, mas isso é tudo que poderíamos ter agora e claro que nos vamos divertir”, explicou Terry Oorschot, de 49 anos, à agência. Aliás, mesmo com as restrições a procura pela viagem foi enorme: cerca de 25 mil pessoas tentaram inscrever-se, havendo apenas lugar para 189.

Os regulamentos das férias-experiência estão bem definidos: além da permanência obrigatória no resort, de terem de realizar testes à Covid-19 regularmente e de permanecer sempre a 1,5 metros de distância dos outros, os turistas têm de se ficar por observar o Mar Egeu dos seus quartos ou terraços, já que ninguém está autorizado a sair do resort.

Este foi fechado para a experiência e os participantes serão os únicos hóspedes. Segundo precisa a “DutchNews”, os 189 viajantes tiveram que fazer dois testes antes da descolagem e apesar de todos os cuidados e dos testes durante as férias vão ter de ficar de quarentena no regresso à Holanda. Além disso, e apesar de o resort ter uma praia mesmo ao lado, nem ali podem ir.

A experiência já começou: está a decorrer esta semana. Tudo isto se passa na magnífica ilha grega de Rodes onde, adianta o jornal holandês, se esperam máximas de 20 graus, enquanto na Holanda ainda chove e neva.

Ainda de acordo com este meio, as férias-teste começaram logo com um percalço, ainda que dentro do esperado: um passageiro testou positivo antes da descolagem do avião e foi substituído por uma pessoa da lista de espera. Qualquer pessoa com teste positivo durante as férias será transferida para um hotel separado, onde ficará em quarentena de acordo com as regras gregas.

Amy Smulders, que está a viajar com a irmã, disse à revista NOS Radio 1, citada ainda pela DutchNews: “Precisávamos mesmo de férias. Teremos que preencher um inquérito todos os dias e o nosso comportamento será analisado por pesquisadores. Mas não estou realmente incomodada com isso”.

De acordo com a Reuters, a Grécia, dependente do turismo, está ansiosa para atrair as pessoas de volta depois de um ano de 2020 absolutamente devastador para o setor. “É muito importante que as pessoas comecem a vir até nós”, disse Konstantinos Taraslias, vice-prefeito de turismo de Rodes, a quarta maior ilha da Grécia.

O regresso às viagens e testes que comprovem que elas são possíveis são importantes para as economias locais de países extremamente dependentes do turismo, mas também para a indústria do setor. “Para a indústria de viagens é extremamente importante. Não acho que muitas empresas sobreviverão a outro verão sem viajar ”, acrescentou o presidente-executivo da Sunweb, Mattijs ten Brink.

No entanto, ele admitiu que confinar as pessoas a resorts não é a solução ideal, a médio prazo. Entretanto, e como a experiência já está a decorrer, a Sunweb começou a partilhar vídeos no seu Instagram, onde vai mostrando os detalhes da viagem e da estadia destas férias-teste:

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT