Apesar de ser algo que muitos de nós fazemos com o prazer da antecipação, planear umas férias pode incluir algumas dores de cabeça. É preciso pensar no transporte, nos itinerários, no alojamento, entre muitas outras coisas. E se lhe disséssemos que esta preocupação pode tornar-se uma coisa do passado? A resposta a todos estes problemas surgiu na passada quarta-feira, 16 de fevereiro, sob a forma de uma aplicação/website com raízes portuguesas, a Tryp.com.
Foi criada por seis jovens empresários: André Sousa, de 25 anos, Sebastian Nørgaard, 28, Hélio Domingos, 24, Victor Thomsen, 25, Inês Jorge, 23 e Tiago Martins, também de 23. “Conheci o Sebastian num programa de startups da Universidade do Sul da Dinamarca, no inverno de 2019, onde ambos estávamos a acabar o mestrado. O Hélio juntou-se pouco depois”, conta André Sousa à NiT.
A amizade com Hélio começou de uma forma bastante peculiar. Conheceram-se em 2014, numa competição da ESA (Agência Espacial Europeia) para estudantes do secundário, onde tinham de construir satélites. Estavam em equipas opostas, ambas candidatas ao primeiro lugar. André acabou por ficar em segundo lugar. “If you can’t beat them, join them”, diz o jovem empresário. “Fiz-lhe um telefonema no início de 2020 e ele gostou da ideia. Na altura, ele estava a acabar o mestrado em engenharia de software no Instituto Superior Técnico.”
Conheceu Victor uns meses depois, na universidade. “Quando estava a contar a história da startup numa apresentação, ele gostou e começámos a falar. A Inês e o Tiago vieram em simultâneo. Telefonei à Inês, que estava a estudar engenharia de computadores na Nova. Expliquei-lhe do que tratava e trouxe também o namorado para a aventura.” O primeiro encontro do grupo aconteceu em 2021, na altura da Web Summit. “A Inês, Tiago e Hélio vieram agora viver aqui para a Dinamarca, acabaram de se mudar a semana passada. Agora estamos a trabalhar juntos”, acrescenta.
A dificuldade em planear as férias era uma frustração que todos sentiam. Toda a gente se identificou com a ideia de não perguntar “ondes” e exatamente quando, e fazer viagens multidestinos.
A aplicação e website demorou aproximadamente dois anos até estar concluída. Ganhou vida graças a um investimento de 350 mil euros de investidores dinamarqueses, um holandês e fundos do estado da Dinamarca.
“Todos os dias tens mais ou menos 150 mil voos a descolar no mundo, sem falar em comboios, autocarros e mais as opções de alojamento. Encontrar as melhores combinações para férias, ao melhor preço, e para sítios interessantes não é uma tarefa fácil. E desperdiçamos muito dinheiro quando planeamos férias à mão”, começa por explicar. “A Tryp.com encontra as melhores combinações com um motor que usa inteligência artificial. Em vez de estarmos a procurar combinações num site, o motor faz isso tudo, e inclui o alojamento também.”

Para criar a enorme biblioteca de localidades disponibilizadas na aplicação, o grupo teve avaliar seis mil destinos, escolhendo apenas os mais interessantes.
O principal objetivo da Tryp.com é facilitar o processo de escolha do utilizador, na hora de decidir para onde viajar, com o menor número de cliques possível. Assim que inserir quando está livre para viajar, milhares de opções são avaliadas e o algoritmo avançado constrói as melhores combinações de voos, viagens de comboio ou autocarro e hotéis, tendo em consideração o perfil da pessoa. “Os pacotes com a melhor relação entre destino e custo, durante a estadia no mesmo, são selecionados e apresentados e também onde podem ser adquiridos.”
Em Portugal foi lançada há poucos dias, mas já está a funcionar na Dinamarca desde o verão de 2021. Já criou “mais de 300 mil viagens para viajantes de todo o mundo, de 100 países diferentes.” “Muita gente efica admirada com os preços baixos e a criatividade das sugestões”, comenta o empreendedor de 25 anos.
O principal objetivo da startup é aumentar o número de destinos. Em Portugal tem, por enquanto, cerca de 20 localizações, mas pretende expandir este número para mais de 300. Além disso, querem tornar-se numa startup unicórnio, ou seja, querem ter uma avaliação superior a 100 milhões de dólares. “Existe uma grande lacuna na área da tecnologia para ajudar as pessoas a planear as férias, e sabemos que é possível ajudar os nossos utilizadores a poupar muito dinheiro.”
A NiT já passou pelo site: o processo é bastante intuitivo. Ao selecionarmos o período de férias (escolhemos a totalidade do mês de março), foram-nos apresentadas várias opções. Uma delas leva-nos numa experiência de dez dias (cinco em Fez, Marrocos, e outros cinco em Málaga, Espanha). A viagem em si fica por apenas 30€. No entanto, podemos escolher incluir os alojamentos no preço. Com esta opção, passa a custar 429,44€.