Viagens

A bucólica ilha com um pitoresco castelo que está à venda por 2 milhões de euros

O edifício tem passagens secretas, um jardim, seis quartos e quatro salas de estar. Também terá direito a um rebanho de ovelhas.
Este castelo poderá ser seu.

A Escócia é conhecida pelas paisagens pitorescas, atmosfera pacífica e pelas centenas de castelos que por lá encontramos. Estas características tornam o país num lugar idílico — e parte dele pode passar a ser propriedade sua. Só terá de comprar a propriedade escocesa complemente cercada por água que está à venda por 1 milhão 750 mil libras (aproximadamente dois milhões de euros).

Trata-se de uma ilha abandonada e isolada do resto do mundo. Na área de 306 hectares encontra uma mansão do século XVII, construída em forma de castelo. Este edifício histórico está incluído no preço a pagar.

Tem seis quartos, quatro salas de estar, portas escondidas e jardins fechados. É perfeito para quem quer refugiar-se do resto do mundo com muito espaço para aproveitar a companhia de familiares e amigos.

Além da mansão acastelada, a ilha de Vaila tem uma torre de vigia construída no século XVIII e algumas cabanas nos jardins, onde dormiam os funcionários que tomavam conta dos espaços verdes e da casa.

Também tem vida animal, para que não se sinta totalmente sozinho. Poderá tomar conta de um rebanho de ovelhas e é comum ver orcas e baleias nas águas costeiras que rodeiam a área. Vaila fica no arquipélago das Ilhas Shetland, no Mar do Norte, onde existem outras 100 semelhantes. Esta fica a dez minutos de barco de Mainland, o principal território do arquipélago.

A ilha está a ser vendida por Richard Rowland e Dorota Rychlik, que lá vivem há três décadas. “Tivemos 30 anos fantásticos aqui, mas achamos que está na altura de outras pessoas tomarem o nosso lugar. Temos de ser realistas e saber que nada é para sempre”, conta Rowland ao “Shetland News”.

Casaram-se na ilha em 1994, numa festa com mais de 150 convidados. A sua filha também celebrou o seu casamento em Vaila. “Demos inúmeras festas aqui”, afirma o antigo proprietário. Carregue na galeria e conheça melhor Vaila e o castelo que ali se ergue.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT