Viagens

A fantástica cascata com 25 metros de altura que é um dos segredos do nosso País

A Cascata da Cabreia é um local mágico repleto de vegetação e com água cristalina, que desce pela montanha.
Fica na Serra da Cabreia.

Nas férias de verão, há quem prefira trocar as idas à praia pela exploração dos encantos secretos e paradisíacos do nosso País. E a verdade é que há muitos sítios que são desconhecidos da maioria das pessoas, mas que são verdadeiramente incríveis. Há praias fluviais, lagos, riachos e, claro, deslumbrantes cascatas que podemos encontrar espalhadas por vários recantos de Portugal.

A Cascata da Cabreia é um claro exemplo de um sítio mágico no meio da natureza. Uma queda de água de origem fluvial, com lugar na Serra da Cabreia, na freguesia de Silva Escura, concelho de Sever do Vouga, no distrito de Aveiro.

Tem uns imponentes 25 metros de altura e a água cristalina que corre nesta cascata vem diretamente do rio Mau, terminando numa pequena piscina natural, perfeita para mergulhar nos dias quentes. Está rodeada de uma densa vegetação e de vários rochedos que lhe conferem uma beleza e uma sensação de paz inigualável.

Este local paradisíaco está rodeado por um belíssimo bosque com pontes pedonais, que convida os visitantes a caminharem e contemplarem as paisagens. Se quiser arriscar num trilho (trilho da Cabreia), para conhecer as Minas do Braçal e da Malhada, só precisa de iniciar o percurso no parque de lazer da Cabreia e escolher uma das três versões de trajetos possíveis. 

Nos arredores deste espaço, há um parque de merendas com múltiplas estruturas de apoio, como um bar, várias mesas de pedra, casas de banho e até uma fonte de água potável. Os visitantes que partilham a sua experiência no tripadvisor revelam que “o cenário é digno de um filme sobre o paraíso” e que a “a cascata é mesmo um deslumbramento e apetece ficar ali tempos sem fim”. É ainda possível fazer piqueniques e conta inclusive com “muitos grelhadores espalhados pelo parque”.

Contudo, existem  comentários menos positivos, com queixas sobre as dimensões do parque de estacionamento, sobre o facto de os acessos pedonais estarem danificados e de, no final do percurso, existir uma descida bastante íngreme, de difícil passagem. Naturalmente, os pontos positivos se sobrepõem, dado que os visitantes afirmam que este local “transmite paz e sossego”, destacando o “cheiro da natureza e o som dos pássaros”.

Como chegar

Caso venha pela A25, siga em direção a Sever do Vouga e, depois, assim que chegar a um cruzamento vire à esquerda para Silva Escura/Cabreia. A partir daí, basta seguir as placas indicativas até ao local. O acesso de carro é por terra batida para chegar ao local e depois a pé.

Para quem vai iniciar a rota em Lisboa, precisa de apanhar a autoestrada A1 e, de seguida, a A25, saindo na saída Vouga/Carvoeiro. Segue pela estrada nacional N16 até Sever do Vouga e, a seguir, a M554 até Silva Escura, com as posteriores indicações para a cascata. Quem vier do Porto, deve seguir a autoestrada A32 e um pequeno troço da N224 até Vale de Cambra e, depois, a N328 até Dornelas, seguindo na estrada CM1480 até à aldeia de Silva Escura.

Onde ficar

Refúgio da Cascata da Cabreia

Este alojamento de sonho fica em Silva Escura, a apenas cinco minutos da cascata. O Refúgio da Cabreia é uma cabana típica inserida no contexto natural da região, com espaço para quatro hóspedes, contando com dois quartos e uma casa de banho. A sua localização garante uma vista privilegiada para o vale e serra do Arestal. A avaliação no airbnb é quase perfeita, contando com um total de 4,87 num valor máximo de 5 estrelas. 

Moleiro da Costa Má

Também este espaço fica super perto da cascata da Cabreia, podendo mesmo ir a pé. No Moleiro da Costa Má, todos os quartos possuem uma área de estar e estão equipados com casa de banho privativa. Já a cozinha é um espaço comum, bem como a piscina exterior. A avaliação no booking chega aos 9,3 (no site, é considerado como um alojamento soberbo), num total de 10 pontos.

A seguir, carregue na galeria e fique a conhecer alguns dos recantos lindíssimos deste local idílico para passar um dia tranquilo, em família.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT