Viagens

A magnífica árvore de Natal das Galerias Lafayette invadiu os feeds das redes sociais

O designer Charles de Vilmorin criou a estrutura cheia de luz instalada no icónico centro comercial em Paris.
As imagens são incríveis.

Se está a pensar visitar a capital de França nesta época festiva, não pode deixar de passar pelas famosas Galerias Lafayette, no Boulevard Haussmann. O icónico (e requintado) centro comercial de cinco andares é um verdadeiro mundo no que toca aos produtos de cosmética, sapatos, roupas, joalharias e perfumes, bares e restaurantes — e nesta época do ano ganha (literalmente) outro brilho. Todos aos anos acolhe uma deslumbrante árvore de Natal que ilumina o verdadeiro coração comercial de Paris.

A tradição começou em 1976 e, desde então, nunca mais parou. Todos os anos, entre meados de novembro até ao final de dezembro, uma árvore de Natal gigante ergue-se no pátio central das galerias — e as fotografias da estrutura invadem completamente as redes sociais. É um verdadeiro espetáculo visual, que continua a surpreender ano após ano.

Inaugurado a 15 de novembro, este ano, o magnífico pinheiro foi criado pelo designer francês Charles de Vilmorin e demorou cerca de um ano a estar concluído. A criação, intitulada “Noël de Mes Rêves” (em português, “o Natal dos meus sonhos”), conta a história de uma menina e um pincel mágico que viajam para uma terra imaginária. A 25 de dezembro, a pequena artista descobre que tudo aquilo que desenha ganha vida.

Vilmorin projetou uma árvore que parece flutuar e repleta de decorações em vidro para dar a sensação de transparência. “Queria brincar com a luz e projetar algo que transmitisse a ideia de leveza. Queria criar sonhos para as pessoas”, explicou.

A árvore gigante foi inspirada nas memórias de infância de Charles, e num Natal passado com os avós em particular. Nessa noite de 24 de dezembro, um corte de energia deixou a casa da família na escuridão total, até que o tio chegou com uma tela tão brilhante que iluminou toda a sala. O designer procurou recriar esse jogo de luz e transparência para reinventar o tradicional pinheiro que pode ser visitado até 31 de dezembro.

Precisa de mais razões para visitar as Galerias Lafayette nas próximas semanas? As vitrines animadas com uma dezena de quadros que nos levam ao mundo do Pai Natal, criadas em parceria com o Atelier Bournillat são também muito populares entre os visitantes e curiosos. E, tal como a árvore imaginada por Charles de Vilmorin já invadiram os feeds das redes sociais.

Os tons rosa e o brilho de cada representação atraem milhões de disparos e rendem milhões de likes no Instagram. E também não pode deixar de subir até ao sétimo andar do complexo, onde encontrará um rooftop gratuito com uma das melhores panorâmicas de Paris (e ótimas fotos, claro).

Como lá chegar

Até ao final do ano, ainda consegue encontrar bilhetes de ida e volta, com partida de Lisboa até ao Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, desde 95€. Assim que chegar, só precisa de apanhar o comboio até Gare Du Nort e, aí, apanhar um segundo transporte até Haussmann Saint-Lazare, a cinco minutos a pé das galerias.

Carregue na galeria para ver as imagens da incrível árvore de Natal das Galerias Lafayette. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT