Viagens

A mais recente estátua de Nova Iorque é um pombo gigante chamado Dinossauro

Com quase sete metros de altura, a a escultura hiperrealista vai estar em exposição até 2026 na cidade norte-americana.
Vai ser instalada em outubro.

Quando falamos de construções descomunais, Nova Iorque, nos Estados Unidos, continua a ser uma referência. A próxima atração da cidade norte-americana é uma escultura hiperrealista de um pombo gigante batizado como Dinossauro, que será colocada no cimo do parque High Line, entre a 10th Avenue e a 30th Street.

Com cerca de 6,5 metros de altura, a obra vai estar exposta a partir de outubro, até à primavera de 2026. Trata-se de uma criação em alumínio assinada pelo artista colombiano Iván Argote, radicado em Paris.

Segundo o responsável, o título da instalação não está relacionado com a aparência. “[O nome] faz referência à escala da escultura e aos ancestrais dos pombos que há milhões de anos dominaram o mundo, como nós, humanos, fazemos hoje”, explica.

Pintado à mão, o Dinossauro pretende “canonizar o conhecido pássaro de rua da cidade de Nova York”, segundo a página oficial do parque High Line. Ao representar a superioridade do pássaro, a peça tem ainda um lado provocador, questionando a relação que a cidade tem com os pombos.

“Sinto que esta escultura pode gerar um sentimento estranho de atração, sedução e medo entre os habitantes de Nova Iorque”, acrescenta Argote, que sublinha que também é feita “uma referência à extinção dos dinossauros.”

Aos 41 anos, o artista colombiano é conhecido pelos trabalhos focados em questões como a justiça social ou os valores tradicionais. As suas obras já foram expostas em dezenas de países, entre os quais Espanha, França, Itália, Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos ou Colômbia.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por The High Line (@highlinenyc)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT