Depois de um mês de abril com temperaturas acima do normal para a época do ano e sem nenhuma precipitação, a região de Granada, em Espanha, acordou com um manto branco devido a uma impressionante queda de neve — um fenómeno pouco comum no mês de maio.
Em abril, a instância de esqui fechou as instalações devido às temperaturas anormalmente altas que deixaram a área apenas com um quilómetro e meio de pistas. Agora, quando maio se aproxima do fim, o cenário é bem diferente: desde dia 17 que a Serra Nevada, a 2.200 metros de altitude, apresenta um espetacular manto branco.
Nos últimos dias caíram entre 40 e 50 centímetros de neve em algumas áreas, segundo a estância de esqui. “Não nos lembramos de uma queda de neve semelhante durante todo o inverno”, escreveu a Meteo Sierra Nevada no Twitter.
De verdad que estamos que lo tiramos❄😍 y lo que viene….
No recordamos una nevada parecida en todo el invierno #SierraNevada@AEMET_Andalucia @tiempobrasero @Tiempo_Mercedes pic.twitter.com/qqMvnVlmI9— MeteoSN (@MeteoSN) May 22, 2023
As imagens e vídeos da Serra Nevada pintada de branco em pleno mês de maio já estão a encher as redes sociais e muitos dos comentários muitos dizem que “há mais neve agora do que durante todo o ano”.
Apesar da neve abundante, o Serviço de Resgate em Montanha (Sereim) alerta os atletas ou visitantes que queiram tocar na neve para a necessidade de “precauções extremas e, sobretudo, não confiar na neve”. “É preciso ter um cuidado especial nas ravinas, onde os caudais podem variar significativamente devido ao degelo”, alertam.
Ninguém esperava ver o país pintado de branco em pleno mês de maio, até porque Espanha registou o início de ano mais seco desde sempre, com menos de metade da precipitação média nos primeiros quatro meses de 2023, segundo dados do Instituto de Meteorologia Estatal Espanhol (AEMET).
A seguir, carregue na galeria para ver a Serra Nevada pintada de branco em pleno mês de maio.