Quem pensa que Palma de Maiorca, nas ilhas Baleares, são só praias, sunsets e animação noturna, não podia estar mais enganado. Ali também pode viver uma experiência única numa locomotiva centenária. Basta cruzar o limiar da estação de Palma e entrar num exclusivo recinto ferroviário para fazer uma viagem no tempo.
Conhecido como Tren de Sóller, o comboio foi inaugurado em 1912 e não é apenas uma atração turística. Desde a sua inauguração que é um meio de transporte público utilizado pelos habitantes da pequena cidade de Palma para se deslocar ao famoso porto de Sóller e vice-versa. Para aproveitar os deslocamentos ao máximo, também foram colocadas algumas carruagens de carga que seriam utilizadas para transportar mercadoria.
O comboio, todo feito em madeira, tornou-se uma obra-prima da engenharia capaz de superar um desnível de quase 200 metros num trajeto de 27 quilómetros, percorrendo pontes, túneis, curvas impossíveis e tudo o que, na altura, parecia impossível. A aparência pouco mudou, desde que foi inaugurado, apesar ter sido algo de vários restauros ao longo dos anos. Mantêm as inúmeras janelas, apliques dourados e assentos em couro e metal. Na carruagem de primeira classe não existem assentos, mas sofás.
A viagem pela serra começa na estação de Palma, uma estação feita apenas para o Tren de Sóller. Fica bem no centro de Palma, ao lado da Praça de Espanha, e é um oásis de tranquilidade no meio da agitação da cidade. Dentro do recinto também é possível visitar a exposição “50 Paisagens de Maiorca”, que contém fotografias das vistas incríveis desta ilha, tiradas por artistas locais e estrangeiros.
Ao longo de uma hora, o Tren de Sóller percorre um trajeto de 27 quilómetros e atravessa o centro de Palma antes de se perder entre as desconhecidas paisagens do interior de Maiorca, percorrendo campos de oliveiras e antigas quintas enquanto abre passagem frente à Serra de Tramuntana, até chegar ao encantador porto de Sóller. Ao contrário dos comboios atuais, esta locomotiva desloca-se a uma velocidade reduzida e permite que os passageiros observem, ao pormenor, as paisagens da ilha — como a serra coberta de amendoeiras, um dos cartões-postais de Maiorca.
A primeira paragem é Bunyola, uma vila pitoresca construída no sopé da Serra d’Alfabia, cuja estação se mantém intacta há mais de 100 anos. Após sair de Bunyola, a paisagem é marcada por olivais infinitos, plantados em socalcos ao longo das encostas. Esta modificação humana da natureza valeu à Serra de Tramuntana a elevação a Património da Humanidade. É nesta altura que o comboio atravessa o primeiro dos 13 túneis que foram escavados há mais de um século. O segundo túnel é o mais longo da viagem, com quase três quilómetros de extensão.
Alguns minutos depois, a ferrovia surge na encosta de Sóller e é uma verdadeira explosão de luz e paisagem verde. Após atravessar os restantes túneis, pontes e viadutos, chega ao destino da viagem — mas a aventura não termina aqui. Assim que chegar a Sóller, pode apanhar o elétrico histórico da cidade, inaugurado em 1913. Percorre o centro da cidade até chegar ao porto, um dos sítios mais icónicos de Sóller.
Os bilhetes da viagem de comboio e de elétrico podem ser comprados online e custam 32€, ida e volta. Caso queira só andar no Tren de Sóller, fica a 25€ ida e volta.
Como lá chegar
Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta para Maiorca desde 38€. Assim que aterrar, é só apanhar o autocarro 403 até à Estação Intermodal. A estação do Trem de Sóller fica mesmo ao lado.
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