Viagens

A viagem perfeita para amantes de comboios que sonham ver de perto as auroras boreais

Numa das paragens pode dormir em cúpulas com teto transparente para ficar a ver este fenómeno natural.
Vai-se lembrar desta viagem para sempre.

Pintam o céu de várias cores e das poucas vezes que acontecem reúnem milhares de pessoas — muitas viajam de propósito para assistir a este fenómeno ao vivo. Não estamos a falar de fogo de artifício, mas sim das tão famosas auroras boreais. Foram, durante anos, um acontecimento misterioso da natureza. Atualmente, já sabemos que resultam da colisão de partículas carregadas de eletricidade vindas do sol com a atmosfera terrestre. Porém, décadas de investigação científica não retiraram beleza ao fenómeno.

Existem vários percursos organizados que pode fazer para conhecer melhor as luzes do Norte, mas poucos oferecem a experiência de admirar o fenómeno natural exatamente no ponto em que contrasta com paisagens magníficas — ao mesmo tempo que as várias cores do céu se refletem na água e fazem reluzir a neve branca.

Essa é a experiência que a Alaska Railroad oferece, a bordo de um comboio que se desloca devagar sobre os carros, para que possa interiorizar todo o cenário que encontra à sua volta. A viagem começa em Anchorage e termina em Fairbanks (no estado do Alaska, nos EUA). Esta última cidade é o destino perfeito para ver as auroras boreais, pois localiza-se exatamente por baixo da Aurora Oval. Ou seja: é a melhor região do hemisfério norte para as observar, visto que ali a sua atividade é bastante intensa.

A experiência dentro do comboio é quase tão marcante quanto a das luzes do Norte. Ao embarcar no Aurora Winter Train será recebido por carruagens bem iluminadas, com bancos confortáveis , adequados à viagem de meio dia. É ali que fará as refeições, enquanto olha pelas enormes janelas e avista os campos pintados de branco e a vida selvagem que ali reina, como os alces e as águias.

As enormes janelas permitem desfrutar plenamente da vista.

As principais atividades decorrem fora do comboio. Durante as paragens poderá andar em trenós puxados por cães ou sentir a adrenalina passeando em motos de neve. Pode também optar por pernoitar no Borealis Basecamp, uma espécie de acampamento onde os hóspedes dormem em cúpulas geodésicas com teto transparente.

“A Alaska Railroad oferece aos passageiros a oportunidade de admirarem a beleza do Alaska e embarcarem em aventuras à volta do estado”, explica Dale Wade, o vice-presidente de marketing da empresa, em comunicado à “Travel + Leisure”. “É uma experiência inesquecível da região”, acrescenta.

O site disponibiliza pacotes com diferentes opções. O mais popular, The Aurora, custa 1.385€ por pessoa e oferece uma viagem de seis dias com estadias em Talkeetna e Fairbanks, inclui a oportunidade de andar nos trenós, seguir as auroras boreais a pé e passar pela termas de Chena. A opção mais económica custa 259€ e dura dois dias — nesta modalidade toda a viagem é feita apenas a bordo do tão cobiçado comboio.

As reservas estão disponíveis para quem quiser conhecer as luzes do Norte até 7 de maio de 2022. Carregue na galeria para ver algumas das fotografias de várias auroras boreais, captadas em diferentes locais do mundo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT