Há cerca de uma semana, o Cruzeiro de 35 anos de Canções de Tony Carreira, organizado pela Agência Abreu, partiu de Lisboa e deu início à sua viagem de oito dias pelo Mediterrâneo. Deveria ser um dos maiores acontecimentos de sempre para os fãs do cantor, mas a organização tem sido alvo de várias críticas nas redes sociais por parte de passageiros descontentes.
Muitos clientes queixaram-se da falta de organização e das filas de espera de horas para entrar no MSC Fantasia no dia 16 de abril, no porto de Lisboa. Outros reclamaram porque não tiveram direito a comer em todos os restaurantes à la carte e não receberam as regalias prometidas.
Houve ainda quem confessasse que tinha ficado desiludido por Tony Carreira praticamente não ter sido visto durante o cruzeiro, sobretudo depois de terem prometido que haveria muitos momentos de convívio entre o cantor e os passageiros, além dos três espetáculos intimistas a bordo. Contactada pela NiT, Cristina Gabriel, agente do Tony Carreira, já veio confirmar que o cantor “esteve sempre em contacto com o público, foi às discotecas e aos convívios com as pessoas, participou no lanche e foi jurado numa tarde de karaoke”.
Ainda assim, muitos clientes garantem que a experiência a bordo do MSC Fantasia não correspondeu ao que tinha sido vendido. A NiT falou com Pedro Quintela, diretor de vendas e marketing da Agência Abreu, para perceber o que correu mal neste cruzeiro.
Muitos passageiros queixaram-se da desorganização e da demora no cruzeiro de 35 anos de canções do Tony Carreira. Quais foram as principais queixas?
Alguns dos passageiros gostariam de ter tido oportunidade de privar individualmente com Tony Carreira. No entanto, é possível observar nas várias reportagens televisivas ou nas redes sociais do Tony Carreira e da Agência Abreu que, em vários momentos, o artista mostrou-se sempre disponível a estar presente nas muitas ocasiões que foram anunciadas e em outras surpresa, proporcionando muitos contactos diretos e pessoais com os passageiros.
Falou-se de confusão e filas de cinco horas para entrar no cruzeiro. O que aconteceu para ficarem tanto tempo à espera?
Outra situação prendeu-se com o atraso na hora de embarque, no dia 16 de abril, no porto de Lisboa. A chegada do navio nessa mesma manhã, vindo de um percurso transatlântico, obrigou a questões de alfândega redobradas. Esta circunstância aliada ao número recorde de pessoas, alguma vez registado no porto de Lisboa, a desembarcar e embarcar, criou constrangimentos adicionais.
Quantos passageiros embarcaram no cruzeiro?
Com esta operação, a Agência Abreu ultrapassou os três mil passageiros a embarcar em Lisboa.
Muitos disseram que já tinham feito vários cruzeiros com a MSC e que nunca tiveram problemas. Houve algum motivo para, desta vez, ter sido diferente?
Esta foi uma operação totalmente inédita em Portugal. Um cruzeiro com um artista a bordo, nomeadamente um artista deste gabarito, nunca se assemelharia a um cruzeiro normal. Neste caso, a motivação e o comportamento dos passageiros foge, naturalmente, à regra.
Os passageiros que pagaram 4.000€ pela viagem afirmam que supostamente teriam direito a regalias, mas não as tiveram. Quais eram as regalias e porque é que dizem que não correspondem à realidade?
Durante toda a divulgação que fizemos sobre o cruzeiro mencionámos o valor base de referência para o produto. A este valor acrescem as opções e serviços que o cliente deseja ter a bordo, nomeadamente a categoria de camarote, os packs de bebidas e as excursões selecionadas. Ou seja, um camarote interior não tem o mesmo valor que um camarote exterior. E um camarote exterior não tem o mesmo valor de um camarote exterior com varanda. A diferenciação entre estes serviços já explica algumas das situações.
Em relação aos restaurantes, também houve queixas de passageiros que pensavam que podiam usufruir de todos os restaurantes à la carte, mas só tiveram direito a um. Porque aconteceu?
O navio tinha como acesso público não restrito um restaurante buffett, dois restaurantes à la carte e um outro restaurante à la carte mediante valor extra. Todos estiveram em funcionamento nos seus horários normais de operação.
O que consideram que poderia ter corrido melhor?
Há sempre coisas a melhorar quando se trata da primeira vez para um projeto desta dimensão. O navio chegou no domingo e, neste momento, a Agência Abreu por um lado, e a MSC, por outro, estão a fazer os seus balanços.
De seguida, carregue na galeria para ver as imagens do Cruzeiro de 35 anos de Canções de Tony Carreira.