O Airbnb está a planear cessar a atividade na China já este verão, devido aos constantes confinamentos e à concorrência cada vez mais forte no país asiático.
A decisão será anunciada aos funcionários chineses esta terça-feira, 24 de maio, explicam duas fontes da plataforma de alojamento local ao canal norte-americano “CNBC”.
A empresa chegou à China em 2016, mas o país apenas tem representado cerca de 1 por cento da receita total da Airbnb nos últimos anos. Os números já eram baixos quando comparados com outros países, mas diminuíram ainda mais devido à pandemia da Covid-19 e ao aumento constante da concorrência. Os mais recentes resultados mostram que a companhia perdeu 19 milhões de dólares (aproximadamente 17,7 milhões de euros) no primeiro trimestre de 2022.
Contudo, a plataforma manterá um escritório em Pequim com centenas de funcionários, para conseguir oferecer alojamentos a viajantes chineses que deixam o país.
Apesar da empresa ter encerrado a atividade na China, continua em pleno funcionamento em muitos outros países pelo mundo. Carregue na galeria para conhecer alguns dos alojamentos mais impressionantes que pode reservar na plataforma.