A natureza ocupa mais de 90 por cento de território, existem 70 picos com mais de dois mil metros de altitude e 300 quilómetros de pistas para praticar desportos de neve. Sim, estamos a falar de Andorra, que continua a ser o grande destino de inverno para as férias das famílias portuguesas.
E agora é ainda mais fácil circular livremente por todo o território, graças à união das estâncias Ordino Arcalís, Pal Arinsal e Grandvalira no Grandvalira Resorts Andorra. Com apenas um forfait, os adeptos de esqui, snowboard e outras modalidades do género podem ter acesso direto à maior estância dos Pirenéus e uma das mais extensas da Europa.
Além das centenas de pistas, adaptadas a vários níveis de dificuldade, existem várias outras atividades para explorar, como, por exemplo, fazer escalada no gelo na estância de Ordino Arcalís, também famosa pelas encostas perfeitas para esqui free ride (fora de pista).
Como as oportunidades por aqui são únicas, quem gosta de voar pode ainda optar por uma viagem de helicóptero acima dos picos de Andorra — e combinar esta experiência com uma free ride.
Já na Grandvalira ou em Pal Arinsal não faltam sugestões para juntar toda a família. O catálogo é composto por excursões com raquetes de neve, construir iglus, andar de mota na neve ou aproveitar parques como o Mon(t) Magic Family Park, com a famosa tirolesa ou trenós, mas também uma experiência de realidade virtual.
Muitas destas atividades estão também disponíveis no Naturland, um parque no sul do principado. Porém, neste caso, o destaque vai mesmo para o Tobotronc, o maior tobogan alpino do mundo. Com um percurso de 5,3 quilómetros e um desnível de 400 metros, nesta diversão é possível atingir os 35 quilómetros por hora numa descida pelo meio da floresta de Sant Julià de Lòria. A experiência está incluída no bilhete de um dia do Naturland.
E depois do esqui? Há festas, comida e compras para fazer
O après-ski — depois do esqui, em português — é um conceito que leva muitos fãs de neve até às famosas estâncias. Mesmo que não ponham (literalmente) um pé num ski ou em qualquer outro equipamento ligado aos desportos de neve.
Todos os dias, ao final da tarde, vai haver festas para aproveitar com os amigos. Muitas delas estão focadas na música eletrónica, para serem acompanhadas com cocktails. E sim, estas acontecem no exterior, de frente para um cenário de montanhas repletas de neve. O L’Abarset, em Grandvalira, foi um dos espaços de maior sucesso na temporada de 2023 e estás prestes a reabrir para mais uns meses de animação. Uma das suas festas mais populares é a Brunch Electronik.
Se preferir experiências mais radicais, siga para o Pla de la Cot, no Ovella Negra ou no Borda de la Coma, onde o jantar é servido depois de uma subida em retrack, raquetas ou esqui de montanha. Isto porque estes restaurantes ficam mesmo no meio das montanhas ou até das pistas, tornando-se assim numa experiência noturna única.
O fim do dia não significa que a diversão na montanha acabou. A pista La Solana, em Pas de la Casa, passou a estar aberta até às 20 horas, para quem gosta de esqui noturno.
Entre Espanha e França, se há dois produtos que combinam são os enchidos e os queijos. Andorra, que faz fronteira com os dois países, vai buscar os melhores produtos a ambos os lados. E para acompanhar nada melhor do que um bom vinho, que a região, apesar dos meses de neve, também tem para destacar. Já numa vertente mais doce, o mel e compotas são outros dos alimentos que tem de experimentar nestes restaurantes ou nas lojas locais.
Andorra também é um destino especialmente famoso pelo lifestyle. Entre as festas e jantares, não vão faltar lojas e shoppings para comprar tudo o que quiser por preços bem mais baratos do que em Portugal. Além disso, por ali, os saldos começam ainda antes do Natal, o que torna esta região num ótimo spot para passar férias de dezembro e ainda aviar os presentes para toda a família.
Andorra a Velha e Escaldes-Engordany são duas das zonas principais para esta aposta e nem ficam muito distantes. No centro, é possível juntar as compras em comércio mais autêntico a um passeio por ruas históricas, enquanto a poucos quilómetros, a parte alta de Escaldes-Engordany é um dos setores complementares de The Shopping Mile, o novo grande eixo comercial do Principado. De lojas tradicionais às últimas tendências da moda e de outras áreas, irá com certeza encontrar aqui tudo o que procura.
O descanso depois da neve
No meio de tantas sugestões de coisas para fazer em Andorra, o descanso tem também de ser uma prioridade para sobreviver a estas férias. Além das horas de sono, este é um local onde não faltam opções de spas com tratamentos de bem-estar que vão revigorar até o praticante de esqui mais dorido.
Na Caldea, as águas termais na lagoa panorâmica em cima do rio Valira tornam um banho relaxante numa experiência inesquecível. E ainda tem a possibilidade de realizar tratamentos de beleza, bem-estar ou massagens. Acredite: vai fazer milagres pela sua pele.
Como chegar lá
O carro é a opção mais recomendada para uma viagem até Andorra. São 12 horas de caminho, mas, se preferir, pode optar por combinar um voo com autocarro.
Nesta solução, o ideal é voar para o aeroporto El Prat, em Barcelona, e de lá apanhar o autocarro. Andorra tem também um aeroporto, que recebe voos diretos de Madrid para La Seu d’Urgell, mas as aterragens estão sempre dependentes das condições meteorológicas. Se preferir, pode fazer a viagem inteira de autocarro desde Portugal.
Com muito mais por explorar, não deixe de visitar o site Visitandorra.com ou a página @andorraworld para acompanhar todas as novidades.
Carregue na galeria para conhecer mais atividades e spots que não perder na próxima viagem a Andorra.