Viagens

Veneza volta a travar o turismo e aumenta taxa turística

A medida tem como objetivo desincentivar o turismo de excursão durante determinados períodos.
Novas regras visam proteger a paz dos residentes

A 24 de outubro, as autoridades de Veneza revelaram os planos para o próximo ano para fazer face à enchente de turistas. De acordo com a “CNN”, a taxa diária vai sofrer alterações, passando de um valor fixo de cinco euros, em 2024, para um sistema de dois níveis.

Aos visitantes que pagarem a taxa com mais de quatro dias de antecedência da visita, serão cobrados cinco euros. Mas caso efetuem a reserva nos três dias anteriores à chegada, o valor irá duplicar para dez euros.

A taxa funciona apenas para o centro de Veneza, que tem vindo a implementar um conjunto de medidas para regular as multidões de turistas, de forma a melhorar a qualidade de vida dos residentes.

“O objetivo continua a ser o mesmo: definir um novo sistema de gestão dos fluxos turísticos e desincentivar o turismo de excursão em Veneza durante determinados períodos, tendo em conta a delicadeza e a singularidade da cidade, para lhe dar todo o respeito que merece”, revelou Luigi Brugnaro, presidente da câmara, que acrescentou que Veneza “está na vanguarda da luta contra o turismo excessivo”.

A cidade também restringiu o tamanho dos grupos turísticos para o máximo de 25 pessoas e proibiu-os de utilizarem altifalantes. As novas regras, destinadas a “proteger a paz dos residentes”, visam garantir que os peões possam circular mais livremente e entraram em vigor a 1 de agosto.

Em abril, Veneza tornou-se na primeira cidade do mundo a introduzir um sistema de reservas, com uma taxa de entrada de 5€ para os turistas que não pernoitassem na cidade italiana. O objetivo da medida é encontrar “um novo equilíbrio entre os direitos daqueles que vivem, estudem ou trabalhem em Veneza e aqueles que visitam a cidade”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT