Viagens

Aproveite enquanto pode: Veneza adia cobrança de taxa a turistas

A taxa pretende reduzir o número de visitantes diários, mas só será aplicada no próximo ano.
Veneza está entupida de turistas

Seria já a partir deste verão que, cada turista que chegasse a Veneza, teria que pagar uma taxa adicional. A medida, que visa combater o excesso de turismo que se verifica na cidade italiana, vai ficar por enquanto na gaveta.

Isso não significa que os governantes tenham mudado de ideias quanto à sua necessidade ou utilidade. A taxa irá mesmo entrar em vigor, mas apenas em 2023.

A decisão chega numa altura em que a cidade verifica um número recorde de visitantes, à medida que as restrições da pandemia vão caindo e o turismo volta a reativar-se. Antes da pandemia, Veneza recebia cerca de 80 mil visitantes por dia, num total de 25 milhões por ano. Também por isso, a aplicação de uma taxa estava já em debate desde 2019.

Assim que entrar em vigor, a taxa poderá equivaler a valores entre os 3 e os 10 euros, dependendo da época do ano. Isentos ficam os residentes e estudantes, mas também turistas que fiquem alojados na cidade, até porque estes últimos já pagam um valor de 5 euros por noite, já incluído nos preços dos hotéis.

Desta forma, é altura de aproveitar enquanto é tempo, isto é, enquanto a taxa não entra em vigor a partir de 16 de janeiro de 2023.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT