Viagens

Aqui estão as melhores fotografias de auroras boreais deste ano

Da Patagónia à Madeira, os vencedores dos Northern Lights Photographer of the Year captam um dos fenómenos mais incríveis.
“Cosmic Explosion” – Uroš Fink

Embora normalmente sejam observadas em regiões situadas mais ao norte do globo, as auroras boreais podem, ocasionalmente, aparecer em locais inesperados. Foi o que aconteceu ao longo de 2024, quando este fenómeno misterioso iluminou os céus de várias partes do mundo, incluindo em Portugal.

Inspirados por estas luzes celestiais, centenas de fotógrafos tentaram capturar o retrato perfeito destas luzes. As melhores 25 imagens foram distinguidas na sétima edição do prémio Northern Lights Photographer of the Year, promovido anualmente pelo blogue “Capture the Atlas”.

Artistas de diferentes nacionalidades viajaram da Namíbia ate à Nova Zelândia, passando pelas Ilhas Canárias, Estados Unidos, Islândia, Itália, Croácia ou Canadá. Aqui não há pódios ou vencedores. Todas as imagens escolhidas recebem o mesmo destaque e têm com objetivo inspirar outros fotógrafos a pegarem nas câmaras.

“Não tenho a certeza se alguma vez se tinha registado uma aurora na Patagónia, mas tivemos uma sorte incrível na noite de 10 de maio de 2024”, recordou Marc Adamus, um dos artistas distinguidos. “Estávamos acampados numa praia de icebergues, nas profundezas da natureza selvagem dos fiordes da Patagónia, quando o incrível espetáculo se desenrolou.”

A representar Portugal está a fotografia “High Trauls”, tirada em maio por Giulio Cobianchi, no Pico do Areeiro, na Madeira. Ao blogue, o autor explicou que não estava a contar captar o fenómeno. Estava exausto de uma viagem fotográfica de primavera com vários amanheceres sem parar.  Quando surgiu o alerta, subiu até um dos pontos mais altos do arquipélago para ver um brilho avermelhado a norte.

“Mal pude acreditar. Procurei rapidamente uma composição para uma panorâmica de 360 graus, preparei o meu localizador de estrelas para captar a Via Láctea e criei esta imagem. Mostra as duas rainhas da noite – a Aurora e a Via Láctea – a dançar num céu de cortar a respiração.”

Encarregue por esta escolha esteve Dan Zafra, fotógrafo e viajante, fundador do blogue “Capture the Atlas”. Nascido em Madrid e apaixonado por viagens, já viveu em Itália, Reino Unido e Estados Unidos. Ele próprio um fã de auroras boreais e que já venceu inúmeros prémios de fotografia.

A lista completa pode ser consultada online. Carregue na galeria para ver os vencedores do prémio Northern Lights Photographer of the Year 2024.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT