Viagens

Árvore de Natal com 3.800 livros que os fãs de literatura sonham ter em casa

Tem 12 metros de altura e, no interior, conta com oito bancos para que possa ler ou ouvir algumas das suas obras favoritas.
Uma árvore única.

A cada ano que passa a parada sobe. A tradição repete-se há, pelo menos, uma década. E, este ano, a árvore de Natal da estação ferroviária de St. Pancras, em Londres, atingiu o patamar da singularidade. No passado, o famoso pinheiro já tocou música, proporcionou espetáculos de luzes e criou neve artificial. Este ano, o tema é mais simples — mas igualmente mágico: a literatura.

A estrutura foi criada em parceria com a Hatchards. A livraria mais antiga da capital britânica foi fundada em 1797 por John Hatchard, um editor e ávido lutador pelos direitos das pessoas negras. No número 187 de Piccadilly Street, uma das mais famosas artérias londrinas.

A árvore de Natal é monumento com 12 metros de altura, composto por 3.800 livros pintados à mão, que se espalham por 270 prateleiras. Ali, os visitantes podem encontrar clássicos ingleses, como “Um Conto de Natal” de “Charles Dickens” ou “As Crónicas de Nárnia” de C.S. Lewis.

Tem uma escada em caracol e, no interior, conta com oito bancos onde se pode sentar a ler. Ou a ouvir um dos audiobooks disponíveis, fornecidos pela editora Penguin Books. Zadie Smith, Robin Stevens, Tom Fletcher e Rick Riordan são os autores de algumas das obras disponíveis gratuitamente.

Perto da estrutura também encontra a chamada gruta de Natal que os miúdos vão adorar. Ali, podem sentar-se ao colo do Pai Natal e falar com ele sobre os presentes que pretendem receber. Também há várias atividades, momentos de brincadeiras com os duendes e hora da história. Após passarem por lá, os pais também recebem um vale de 20 por cento de desconto que pode ser usado na Hatchards.

“Quer seja novo ou velho, um livro pode ser um escape perfeito à agitação do mundo moderno, e nenhum outro meio consegue competir com esta qualidade. Estamos muito entusiasmados por formarmos esta parceria com o St. Pancras, trazendo assim muita alegria a todos os visitantes. Esta árvore é um começo fantástico da época festiva”, diz Luke Taylor, diretor de retalho de Hatchards.

A primeira árvore de Natal da estação ferroviária foi inaugurada em 2013, e era uma colaboração com a loja de luxo Fortnum & Mason, que nesse ano abriu ali a primeira loja em mais de 30 anos.

Seguiram-se muitas outras parcerias com marcas diferentes. Uma das mais comentadas surgiu em 2015, e estava decorada com centenas de peluches da Disney, com personagens como o Pluto, Pateta, Donald e, claro, o Rato Mickey. Tiffany & Co. e Lâncome são outros dos exemplos.

Como lá chegar

Em dezembro, encontra voos para o aeroporto de Heathrow desde 116€ caso parta de Lisboa e desde 147€ caso embarque no Porto. Quando chegar, pode apanhar o metro até à estação de King’s Cross, que fica mesmo ao lado da de Pancras.

Carregue na galeria e conheça a estrutura de 2023 e muitas outras do passado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT