Se em Portugal a primavera já é razão para celebrar, no Japão esta estação do ano atinge níveis extraordinários. A culpa é das cerejeiras em flor, um fenómeno natural, mas não menos espetacular por isso. As ruas ficam cor-de-rosa e nem os lagos escapam à chuva de pétalas rosadas. Ao florescimento das cerejeiras japonesas, que ocorre principalmente entre março e abril – altura em que começa a primavera no hemisfério norte — os japoneses chamam Sakura. Em média duram cerca de duas semanas e durante esse tempo as cidades onde há maior concentração destas árvores, enche-se de turistas que querem ver este espetáculo natural.
Mas as flores não são sempre pontuais como os turistas gostariam: há anos em que chegam mais cedo e outros, especialmente quando as temperaturas são mais frias, que atrasam ou fazem com que morram mais rápido.
As árvores, de porte médio, têm galhos finos e ficam cheias de flores brancas e cor-de-rosa. O espetáculo fica ainda mais completo quando, com a brisa, as pétalas caem pelo chão numa espécie de “chuva de flores”.
A flor de cerejeira, é considerada um símbolo nacional no Japão e por isso é normal que se encontrem muitos locais para admirar e fotografar. Mas nesta altura estão igualmente previstos muitos turistas encantados pela beleza natural que esta época do ano oferece.
Apesar de o evento começar em março, em Okinawa já aconteceu. Isto porque esta província fica a sul do Japão e o clima é um fator importante para a Sakura – quanto mais ameno, mais cedo as flores se abrem. Okinawa esteve em flor desde o fim de janeiro até ao início de fevereiro. Mas há muitos outros sítios que só em março e abril é que atingem o auge da época. Aliás, à volta de muitos dos castelos e santuários no Japão (além dos parques), há muitas árvores.
[read_more_block]
A Sakura é um momento muito aguardado pelos japoneses, de norte a sul, e faz parte da sua cultura há vários séculos. Alguns locais são especiais só para ver as árvores, mas há festivais tradicionais, concertos ao ar livre, cerimónias religiosas e street food que atraem muitos visitantes. A lista de locais onde é possível observar este fenómeno natural é grande, mas a NiT mostra-lhe sete dos locais perfeitos para garantir umas boas fotografias. Para conhecer os locais, os preços dos voos e até onde ficar, carregue na imagem.
[/read_more_block]