Viagens

As ilhas que o mundo inteiro vai querer conhecer este verão (uma é portuguesa)

A Civitatis fez uma lista com os melhores destinos de férias paradisíacos. E nem precisa de sair da Europa.
Fica mesmo aqui ao lado.

Escolher o lugar perfeito para passar as próximas férias pode ser uma tarefa árdua, mas há dois requisitos que não podem faltar: mar e calor. O que não faltam na Europa são destinos paradisíacos que respondem a estas duas necessidades. Para os viajantes que procuram um cantinho tranquilo sem sair do continente durante os meses mais quentes, a Civitatis, uma companhia de distribuição online de visitas guiadas, excursões e atividades, preparou neste mês de junho uma lista com as ilhas que não pode mesmo perder este verão.

Com paisagens instagramáveis, águas cristalinas e muita animação, uma das ilhas que surgem na lista é Porto Santo, no arquipélago da Madeira. Com 43 quilómetros de costa, é o destino perfeito para quem quer fugir da confusão dos turistas e, ao mesmo tempo, aproveitar a beleza de uma das melhores ilhas da Europa.

Conhecida por Ilha Dourada, está repleta de praias paradisíacas e águas transparentes, com um clima ameno e sub-tropical, e areias vulcânicas. Seja num passeio guiado de jipe ou num carro alugado, há várias formas de conhecer Porto Santo. No itinerário, não pode deixar de passar pelas poças naturais do Porto das Salemas, que parecem piscinas, os miradouros das Flores, Ponta da Canaveira e Terra Chã ou o Pico Ana Ferreira. 

Voando para a Turquia, a ilha Bozcaada é famosa pelas suas praias, tabernas e casas coloridas. É considerada a ilha mais bela do mar Egeu e é um mix de culturas turcas e gregas.

O mosteiro ortodoxo de Aya Paraskevi, perto da famosa praia de Ayazma, é um ponto de paragem obrigatório, principalmente se estiver na ilha no dia 26 de julho. Isto porque Bozcaada tem o seu próprio festival, onde os peregrinos acendem velas e trazem pedras e arbustos que simbolizam os seus desejos. 

Outra sugestão para quem procura um destino longe da agitação é a ilha Texel, nos Países Baixos. Nos seus 25 quilómetros de comprimento e nove de largura, cabem as melhores praias do País, reservas naturais, como o Parque Nationaal Duinen van Texel, aldeias que parecem saídas de um conto de fadas e florestas para se perder no meio da natureza.

As ilhas Pakleni, na Croácia, ficam a 15 minutos de barco da famosa ilha de Hvar e são um dos destinos mais bonitos do mar Adriático. Ninguém consegue ficar indiferente às águas azuis brilhantes, às baías escondidas e às praias selvagens, onde não terá problemas em encontrar um spot para estender a toalha, mesmo no pico do verão.

De seguida, carregue na galeria para conhecer as dez ilhas da Europa que merecem uma visita este verão, segundo a Civitatis. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT