Viagens

Até ao final do ano, mais de 30 milhões de turistas vão visitar Portugal

O País vai bater um recorde histórico no setor do turismo. O desafio continua a ser diminuir a sazonalidade turística.
Portugal recebeu este ano mais de 30 milhões de turistas estrangeiros.

Os números não deixam margem para dúvidas: Portugal vai encerrar o ano de 2024 com mais de 30 milhões de turistas estrangeiros, 80 milhões de dormidas e 27 mil milhões de euros em receita. Os dados foram revelados esta segunda-feira, 9 de dezembro, pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a inauguração da reconversão da antiga estação ferroviária da Lousã em alojamento local, no âmbito do Fundo Revive Natureza.

edro Machado revela que estes números colocam um desafio maior de “qualificar a experiência turística” através da melhoria das “condições de quem se pretende atrair e, simultaneamente, diversificar a oferta de produtos e fazer com que o turismo seja uma atividade com cobertura nacional”.

O secretário de Estado sublinhou ainda a importância de descentralizar os pontos de atratividade turística, um esforço que deverá contar com a participação de municípios e entidades regionais de turismo. Um dos principais objetivos é combater a sazonalidade turística, distribuindo o fluxo de visitantes de forma mais equilibrada ao longo do ano e por todo o território.

O Fundo Revive Natureza tem como missão recuperar e valorizar imóveis públicos que, em muitos casos, se encontram devolutos há décadas. Localizados em áreas de grande valor patrimonial e natural, estes imóveis possuem, segundo o programa, “um elevado potencial de atração turística”.

Dos 32 imóveis previstos para reconversão, nove já foram requalificados e estão em exploração. Os restantes encontram-se em diferentes fases de recuperação ou início de obras, explicou Rita Lavado, administradora da Fomento Fundos, sociedade gestora do programa, em declarações ao Expresso. A maioria dos edifícios requalificados está a ser convertida em alojamentos locais.

O impacto turístico também se reflete nas grandes cidades. Segundo a lista da Holidu, plataforma de reservas para casas de férias, Lisboa e Porto estão entre as cidades europeias mais visitadas, ocupando a 8.ª e 9.ª posições, respetivamente.



 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT