Viagens

Ative o lembrete. Estão prestes a abrir as candidaturas aos passes Interrail gratuitos

Os jovens da União Europeia podem candidatar-se ao bilhete mágico e viajar à descoberta da Europa sem pagarem.
Uma oportunidade de uma vida.

Ponha o alarme do telemóvel, coloque lembretes no frigorífico, avise toda a gente que conhece com 18 anos. O momento pelo qual milhares de jovens em toda a Europa esperavam chegou. Há há datas para as candidaturas da nova ronda de passes de Interrail gratuitos.

Percorrer a Europa em comboio, descobrir cidades incríveis, explorar museus, experimentar novos pratos e fazer amigos de todas as nacionalidades são, sem dúvida, experiências de uma vida. E se a viagem for gratuita, ainda melhor. 

A iniciativa DiscoverEU está de volta para levar milhares de jovens a descobrirem vários países europeus durante um mês, em mais de 35 comboios — sem pagar um tostão. Lançada em 2018, a iniciativa da Comissão Europeia de oferecer um passe de Interrail a jovens com 18 anos (ou que os façam antes do início da viagem) foi um sucesso imediato.

Duas vezes por ano, uma por altura da primavera e outra no outono, são atribuídos cerca de 15 mil passes gratuitos como forma de celebrar a entrada  na vida adulta e abrir novos horizontes, culturas e caminhos aos viajantes.

O programa que permite a cerca de 35 mil jovens receberem passes ferroviários gratuitos para viajarem pela Europa abre candidaturas daqui a um mês, entre 11 e 25 de outubro, pela segunda vez este ano.

Para se poderem candidatar, os jovens deverão ter 18 anos e nacionalidade de um dos países que pertencem à União Europeia no momento da decisão de atribuição dos passes. Também terão de indicar o número do cartão de cidadão ou passaporte no formulário de candidatura online.

De seguida, respondem a um breve questionário e, se forem selecionados, podem fazer uma viagem com a duração mínima de um dia e máxima de 30 dias, entre 1 de março de 2023 e 29 de fevereiro de 2024.

A DiscoverEU recorda como esta iniciativa tem sido, desde a primeira edição, um enorme êxito. “No período de dois anos houve 350 mil candidatos para um total de 70 mil passes de viagem disponíveis — 66 por cento dos quais viajaram pela primeira vez de comboio fora do seu país de residência”, frisam.

A iniciativa está assim de regresso, e maior do que nunca, após a pausa forçada devido à pandemia. Os participantes são convidados a tornar-se embaixadores do DiscoverEU para promover a iniciativa. São também encorajados a contactarem outros viajantes no grupo oficial do DiscoverEU no Facebook para partilharem vivências e trocarem dicas, especialmente sobre experiências culturais ou sobre como viajar de forma digital e sustentável.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT