Viagens

Austrália vai proibir compra de casas por estrangeiros para travar especulação

A restrição vai estar em vigor durante dois anos para aumentar a oferta para compradores locais.
O país volta a abrir as fronteiras aos estrangeiros.

O Governo australiano anunciou este domingo, 16 de fevereiro, que vai proibir investidores de estrangeiros de comprarem casas no país durante dois anos. A restrição, que entra em vigor no dia 1 de abril e se estende até 31 de março de 2027, pretende avaliar a pressão sentida no mercado imobiliário.

“A proibição significa que os australianos poderão comprar casas que, de outra forma, seriam compradas por investidores estrangeiros”, avançou a ministra da Habitação, Clare O’Neil, saliantando que serão construídas mais casas durante este período.

Quando a restrição terminar, a medida vai ser revista e o executivo irá determinar se deve ser prolongada. O objetivo é que, por ano, sejam libertadas aproximadamente 1.800 propriedades para os compradores locais.

O problema da habitação tem atingido níveis históricos de insatisfação na Austrália. Atualmente, em Sydney, por exemplo, o preço médio de uma casa ronda os cerca de 730 mil euros.

A par da proibição de compras por estrangeiros, o governo também aprovou recentemente reformas habitacionais, entre as quais incentivos fiscais para promotores imobiliários, com o objetivo de alcançar a construção de 1,2 milhões de novas casas até 2030.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT