Um passeio de balão de ar quente a zona da Capadócia, na Turquia, esteve perto de acabar em tragédia. O acidente aconteceu no passado sábado, 22 de junho, quando uma forte rajada de vento levou o balão, que transportava 20 turistas e dois pilotos, a cair e a embater contra as rochas do Vale do Amor. Nenhuma das pessoas ficou ferida.
O momento da queda foi registado por pessoas que assistiram ao episódio e partilharam o vídeo nas redes sociais. Nas imagens, que se tornaram virais nas redes sociais, pode ver-se o balão a esvaziar enquanto o piloto tentava pousá-lo à frente do vale. No final, os serviços de emergência correram para o local para examinar os passageiros.
“De repente, as pessoas estavam a gritar e a correr para a beira do vale”, contou a turista britânica Rebecca Horsfall, de 31 anos, ao jornal “Daily Mail”. A mulher estava num miradouro com o namorado, a tirar fotos ao nascer do sol, quando se sucedeu o incidente. “Foi assustador ver a cesta escorregar pela encosta da montanha.”
“Parece que o balão ficou preso na lateral de uma rocha. Os vales podem ser estreitos e os pilotos gostam de voar baixo para proporcionar a melhor experiência aos passageiros”, acrescentou.
Embora ninguém tenha ficado gravemente ferido, Horsfall capturou uma das turistas a bordo, que “estava a ser abanada” após ter desmaiado quando o balão embateu na rocha. Apesar da aterragem complicada, os serviços de assistência médica chegaram rapidamente ao local.
“Após o pouso de emergência, os 20 passageiros e os dois pilotos do balão foram evacuados com segurança pelas nossas equipas AFAD. Não há registo de ferimentos nem foram detetados quaisquer problemas de saúde nas 22 pessoas examinadas”, revelou o governo local, em comunicado.
A Capadócia é uma região da Turquia, a cerca de hora e meia de avião de Istambul. Os voos de balão acontecem em Göreme, uma vila desta zona histórica e turística. Tornou-se mundialmente conhecida por estes passeios realizados durante o nascer ou pôr do sol e é um destino preferido por milhares de turistas todos os anos.
A região tem um aspeto lunar, com formações de calcário conhecidas como “chaminés de fada”. E a vista sem limites, colorida pelos balões e pela luz solar, tornou-se num verdadeiro ícone de viagens e de perfis do Instagram.
Ver esta publicação no Instagram