Viagens

Barcelona cria uma zona especial de selfies para evitar o caos à volta da Sagrada Família

A medida tem o objetivo de acabar com a sobrelotação e constrangimentos de circulação causadas por turistas no exterior do monumento.

Em 2024, as redes sociais foram invadidas por uma tendência que se tornou viral entre os turistas que visitam a Sagrada Família, em Barcelona, Espanha. Os vídeos mostravam os visitantes a filmar o momento em que saem da estação de metro Collblanc, situada à frente do monumento, tendo o templo como cenário de fundo.

O resultado desta prática, aparentemente inofensiva, começou a criar perturbações à circulação, atrapalhando o fluxo de pessoas nas vias públicas. O resultado: as autoridades locais proibiram qualquer filmagem naquele espaço, devido à sobrelotação. 

Em alternativa, para minimizar o impacto do turismo na rotina dos moradores, o município de Barcelona decidiu criar uma zona específica a selfies (fotografias tiradas a si mesmo) e filmagens, em frente à catedral. Com quase 5 milhões de visitantes por ano, é um dos monumentos que mais atrai turistas em Espanha.  

Com 6200 metros quadrados, o espaço em questão será uma antecâmara colocada entre a fachada da Natividade da Basílica e a Plaça de Gaudí, na Carrer de la Marina. Assim, os turistas poderão tirar fotografias com um cenário semelhante ao que, até então, era partilhado nos vídeos do TikTok.

A intervenção vai começar a ser construída depois do verão e deverá estar concluída em abril de 2026 (época em que se irá celebrar o centenário da morte de Antoni Gaudí, arquiteto espanhol que começou a idealizar a famosa Basílica). O investimento estimado é de 2,7 milhões de euros, segundo a “Euronews”.

@catalan_news

📹🚫 From the ‘prettiest metro exit’ to a permanent ban on Barcelona’s network The audio starts with ‘Pròxima estació: Sagrada Família’ and the video shows people on an escalator with Barcelona’s unfinished basilica as a background The trend became so popular that transport authorities (TMB) were forced to set up posters written in Catalan, Spanish, and English, banning placing phones on the escalator to record videos on the stairs due to the risk of falling or items getting stuck Link in bio to learn more about it! #SagradaFamília #fyp #Trend #TikTokers #Barcelona #BCN #Catalonia #Catalunya #Instagram #influencer #CatalanNews

♬ sonido original – Catalan News – Catalan News

Esta mudança, no entanto, não chega sozinha. Está enquadrada num plano mais amplo, que terá um investimento de 15,5 milhões de euros, para melhorar as infraestruturas situadas na zona envolvente da Sagrada Família, de forma a conciliar os objetivos dos visitantes e a rotina dos residentes.

Em obras há 142 anos, a famosa basílica da Sagrada Família tem, finalmente, uma nova data de conclusão. Em 2025, o foco será concluir as obras da Capella de l’Assumpta e da Torre de Jesus Cristo. Se tudo correr, a torre de 172 metros deverá ser inaugurada no ano seguinte.

Ainda assim, o monumento não estará totalmente finalizado. Os trabalhos em algumas esculturas, os pormenores decorativos e a controversa escadaria da entrada principal deverão demorar mais oito anos até estarem finalizados.

A escadaria vai ocupar dois grandes quarteirões da cidade e envolve o desalojamento de cerca de mil famílias e empresas, um projeto que tem vindo a ser seriamente contestado. Quando as obras arrancaram, a área em questão era um vasto terreno agrícola, mas nos anos seguintes a cidade foi crescendo à sua volta.

O projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, tendo-lhe dedicado os últimos 40 anos da sua vida. Depois disso, a conclusão foi um processo lento e complicado e muitos chegaram mesmo a duvidar que, um dia, a obra estivesse finalizada.