Viagens

Barcelona remove autocarro do Google Maps para afastar turistas — e funcionou

A solução das autoridades locais resolveu a sobrelotação da linha. Moradores e motoristas aplaudem a decisão.
É uma forma de acesso ao Parque Güell.

Nos últimos anos, os moradores do bairro de La Salut, em Barcelona (Espanha), têm-se queixado das dificuldades para regressar a casa de autocarro. A viatura número 116, que passa no local, tornou-se cada vez mais lotada devido aos turistas que tentam visitar o famoso Parque Güell, uma das atrações mais célebres da cidade e do país. A solução encontrada é inusitada, mas tem merecido aplausos dos residentes.

Sem ninguém estar à espera, as autoridades locais removeram o percurso do autocarro dos mapas da Google e da Apple. Os horários simplesmente desapareceram das aplicações utilizadas pelos visitantes e, como resultado, o dia a dia dos habitantes locais alterou-se de forma drástica.

“No início rimo-nos da ideia. Mas ficámos surpreendidos que tenha funcionado”, confessou o ativista César Sánchez, citado pelo jornal “The Guardian”. Outra moradora, Luz López, disse que “antes, o autocarro estava tão cheio que nem os idosos conseguiam entrar.”

O vice-prefeito de Prevenção e Segurança, Albert Batlle, não quis comentar se o pedido de remoção do autocarro das aplicações foi feito por parte da autarquia. Porém, a Google adianta que nenhuma rota pode ser apagada sem que a solicitação seja feita pelas autoridades locais.

A verdade é que os motoristas também se mostram aliviados com a decisão. “[A lotação] mudou radicalmente”, confirmou à publicação um dos condutores, que estava habituado a que inúmeros passageiros não conseguissem entrar. Agora, guia viaturas onde, muitas vezes, seguem apenas três indivíduos de forma pacífica.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT