Conhecido como o “caminho mais perigoso do mundo”, o Caminito del Rey, um dos principais (e desafiadores) pontos turísticos de Málaga, em Espanha, vai ganhar uma nova atração. Este trilho quase vertiginoso, ao longo das paredes dos desfiladeiros de Choro e Gaitanejo, foi construído em 1905 para facilitar o acesso dos trabalhadores a uma central hidroelétrica na região.
Agora, para celebrar os 120 anos da sua construção, a rota será ampliada, anunciou o município esta quarta-feira, 12 de fevereiro. O projeto inclui a edificação de uma ponte pedonal suspensa, com 110 metros de comprimento, que proporcionará um percurso alternativo ao atual.
A estrutura será “a mais longa do género em Espanha”, segundo o presidente da Diputación Provincial de Málaga, Francisco Salado, citado pelo “El País”. A nova ponte alcançará uma altura máxima de 50 metros, terá um peso de 17 toneladas e será construída com quase 1,5 quilómetros de cabos de aço trançados e madeira.
Devido à complexidade da obra, será necessário o uso de helicópteros para a sua instalação. A construção está prevista para iniciar em março, com a expectativa de que esteja concluída até ao final de novembro.
“Estamos convencidos de que, com este novo projeto de expansão, aumentaremos a atratividade e o impacto positivo na área”, acrescentou Salado. O investimento totaliza 1,2 milhões de euros, sendo financiado com recursos próprios do Caminito del Rey, que recebeu esse nome após ter sido atravessado pelo rei Afonso XIII, em 1921.
A nova infraestrutura será erguida nas proximidades da ponte ferroviária de ferro e do túnel El Chorro em Álora. A travessia irá funcionar como uma alternativa à rota de saída atual do Caminito — que continuará a estar disponível — e permitirá aos visitantes poupar cerca de um quilómetro de caminhada num terreno mais íngreme.
“Vai melhorar a segurança e a evacuação do caminho, oferecendo uma alternativa, além de tornar a rota ainda mais espetacular. Contudo, aqueles que preferirem o trajeto existente poderão continuar a utilizá-lo”, declarou Salado. Este projeto de ampliação celebra os 120 anos da construção original, mas também o 10.º aniversário da reabertura ao público do Caminito, que ocorreu em 2015.
Apesar de ter sido construído em 1905 para os trabalhadores da central hidroelétrica, ao longo dos anos o percurso foi abandonado, levando ao desmoronamento parcial de algumas áreas. Esta degradação transformou o trilho num local perigoso, resultando na morte de quatro turistas entre 1999 e 2000.
Devido a vários incidentes, o caminho esteve oficialmente encerrado durante os 15 anos seguintes.Reabriu ao público em 2015, após uma vasta obra de reestruturação avaliada em mais de três milhões de euros, que incluiu a recuperação e reforço do caminho, a instalação de iluminação, a criação de estacionamento, entre outras melhorias.
Do seu comprimento total de 7,7 quilómetros, cerca de três são em passadiço e cinco em trilho. Percorrê-lo na totalidade dura três a quatro horas e é considerado de dificuldade média. A travessia completa dura entre três a quatro horas e é considerada de dificuldade média, embora envolva certos riscos devido às suas características, sendo recomendado apenas para caminhantes experientes. A entrada é proibida a menores de oito anos.
Apesar da construção da nova ponte, o percurso continuará aberto ao público, mas será necessário realizar reservas antecipadas no site, uma vez que os bilhetes costumam esgotar rapidamente. O preço do bilhete normal é de 10€, enquanto a opção com visita guiada — em espanhol ou inglês — custa 18€.
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