Viagens

Caravanas sem reboque e autocaravanas auto-suficientes: o campismo do futuro

Uma empresa alemã tem-se dedicado à criação de veículos de campismo mais modernos, focando-se sobretudo na sustentabilidade.
Imagem ilustrativa, autocaravana "Rio" da Siesta Campers.

A empresa alemã de produção de caravanas e autocaravanas Dethleffs, está a desenvolver várias soluções para o futuro deste segmento do campismo, focando-se na sustentabilidade.

Conhecida pela inovação, a empresa está a desenvolver dois projetos: uma caravana com sistema automático de condução e uma autocaravana com um sistema de energia autónomo e virtual.

A e.home Coco.

Em 2019, a Dethleffs apresentou a caravana na maior feira de campismo do mundo em Düsseldorf, na Alemanha. O “e.home Coco”, como se chama o modelo, estava ainda na fase de testes.

Este transporte conduz-se a si mesmo, deixando de ser necessário o tipo de suporte habitual (e extremamente pesado) para o seu reboque. A caravana auto impulsiona-se.

“Estamos a entrar em território totalmente desconhecido, porque nunca existiu uma caravana que se auto impulsionasse nas nossas estradas, por isso este é também um desafio para as autoridades”, refere Anita Lorenscheit, do departamento de marketing da empresa, em comunicado, explicando que ainda não há previsão da chegada do modelo ao mercado.

A Globevan.

Quanto à autocaravana, a Globevan, é 100 por cento elétrica, incluindo a energia que consome, através de painéis solares. Atividades como cozinhar ou aquecer o espaço, são operadas autonomamente e com possibilidade de regular através de um painel virtual.

Este projeto levou a Dethleffs a ganhar o European and the German Innovation Award 2018.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT