Viagens

“Cartão de Embarque”: o novo podcast da NiTfm é dedicado a viagens

O programa de Rita Santos nasceu durante a pandemia — cada episódio centra-se num destino diferente, com vários convidados.
Rita Santos é a host do podcast.

Chama-se “Cartão de Embarque”, foi criado por Rita Santos no primeiro ano da pandemia — no verão de 2020 — e é agora o novo podcast da NiTfm. O primeiro episódio estreia na rádio digital da NiT esta terça-feira, 25 de janeiro, a partir das 10 horas, e também fica disponível no site. Vai ter uma periodicidade quinzenal.

Rita Santos explica que o programa surgiu “com o objetivo muito claro de nos fazer sair de casa e conhecer outros países, com culturas e pessoas ‘diferentes’ daquelas que nos rodeiam”, ainda para mais numa altura em que a grande maioria dos portugueses estava em confinamento.

“É quase como um guia de bolso, que oferece uma fotografia de destinos muito diferentes — daí a vontade e o esforço de abordar países de todos os continentes, dos mais populares aos mais desconhecidos e inóspitos”, acrescenta.

“No entanto, não se centra apenas em dicas de viagem, mas também em dar a conhecer a vivência, as tradições, as pessoas que fazem esse destino. É por isso que cada episódio conta com dois convidados: um viajante português que já lá esteve e um natural desse país. Duas perspetivas muito diferentes que se complementam para nos oferecer uma experiência de viagem em cerca de 30 minutos”, explica Rita Santos.

Todos os convidados portugueses já estiveram no respetivo destino que comentam e são igualmente apaixonados por viagens. “Aquilo que se pretende é ouvir a experiência daquele português — por ser aquela com que a maioria dos ouvintes se identifica —, as suas sensações e impressões daquele destino.”

“Hoje em dia é cada vez mais comum encontrarmos viajantes a tempo inteiro, com projetos de vida que passam, precisamente, por conhecer mais deste mundo, seja através de voluntariado, do nomadismo digital ou de integração em projetos internacionais. Importa-me mostrar que vivemos um tempo em que é mais fácil viajar do que alguma vez foi. E também alertar que não existem experiências mais válidas do que outras. Nem todos podemos ou queremos levar a vida sempre em viagem e não é por isso que não podemos agarrar na mochila (na vida real ou metaforicamente falando) e partir à descoberta, criando a nossa própria experiência”, diz a autora.

Rita Santos admite que conseguir falar com os habitantes locais de cada destino é uma das maiores “aventuras” de “Cartão de Embarque”. “Há destinos em que não é fácil chegar até alguém de lá. Já tive convidados que são pessoas que conheci nas viagens que fiz pelo mundo, mas também já entrevistei podcasters de países como o Sudão, a Jordânia ou o Canadá. E também já tive de instalar a app WeChat (a que só se consegue aceder através de convite de alguém que já esteja na rede) para conseguir entrevistar duas chineses no episódio sobre a China.”

Rita Santos adianta que o objetivo do podcast também é começar a abordar outro tipo de experiências de viagens, que não sejam especificamente países. “No horizonte estão episódios sobre experiências como o Transiberiano ou o Pacific Crest Trail.”

Sobre a introdução de “Cartão de Embarque” na NiTfm, a podcaster diz: “O conceito do ‘Cartão de Embarque’ está plenamente em harmonia com aquilo que é a identidade da NiT. Não tenho dúvidas de que a chegada à NiTfm passa um ‘atestado de qualidade’ ao programa, além de permitir chegar a um público muito mais alargado e que se interessa, precisamente, em saber mais sobre este mundo em que vivemos”.

O primeiro episódio na NiTfm, desta terça-feira, será dedicado à Turquia, “um destino (literalmente) enorme e que tem muito para oferecer — quer a nível turístico, quer no que toca à sua riqueza e diversidade histórica e cultural”. Nos próximos capítulos podemos esperar ouvir falar de países como a Suíça, o Azerbaijão, o Congo e as Filipinas.

Perguntamos ainda a Rita Santos qual é o destino a que nunca foi mas que está no topo das suas prioridades. “É uma pergunta difícil, visto que a lista é extensa… Costumo dizer que não existe lugar que não queira visitar, nem sítio onde não gostasse de voltar. Este processo que vivo ao preparar os episódios do ‘Cartão de Embarque’ baseia-se, precisamente, no encanto que tenho em conhecer pessoas e realidades completamente distintas e que procuro transmitir a quem nos ouve.”

Mas a podcaster acaba por responder. “Talvez a Islândia, a Bósnia e o Cazaquistão. Admito que o ‘Cartão de Embarque’ também alia essa dimensão de preparação das viagens que um dia gostaria de fazer, pelo que os primeiros dois são destinos que já passaram pelo podcast.”

Nas plataformas de podcasts, podemos também encontrar episódios do “Cartão de Embarque” dedicados a países como a Guatemala, Suécia, Indonésia, Angola, Índia, Líbano, Polónia, Sudão, Montenegro, Turquemenistão, Jordânia, Gana, Nepal, Brasil, Nova Zelândia, Chile, Quirguistão, Arménia, Costa Rica, Cabo Verde ou Geórgia, entre outros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT